Highlights do Congresso Brasileiro do Agronegócio – Associação Brasileira do Agronegócio (Abag)

Painel 1: Geopolítica: Segurança Alimentar e Interesses

O Congresso Brasileiro do Agronegócio completou a sua vigésima primeira edição esse ano de 2022. Dra. Ellen, Presidente do IFDrs esteve presente e iremos realizar a cobertura desse evento, por meio de highlights dos painéis. Foram debatidas repercussões de uma temática tão importante e significativa para o Brasil, uma vez que segundo o IBGE, o país ocupa a quarta posição mundial de exportador, atrás apenas da União Europeia, Estados Unidos e China. 

 O evento foi dividido em 4 painéis, dos quais foram discutidas questões políticas, geopolíticas, ambientais, econômicas e tecnológicas relacionadas com o agronegócio, justamente por isso a proposta da integração e no cenário pós pandêmico o Brasil tem a necessidade de estudar as perspectivas de segurança alimentar e descarbonização em esfera global. O evento teve o apoio, e patrocínio de grandes players do mercado e profissionais debatedores especialistas e renomados na área.

No primeiro painel o tema foi “GEOPOLÍTICA: SEGURANÇA ALIMENTAR E INTERESSES”, tendo como participantes, grandes nomes do agro como, Alexandre Parola, Embaixador, representante do Brasil junto à OMC; Gedeão Pereira, vice-presidente de relações internacionais da CNA e Jacyr Costa, Presidente do COSAG.

 Ao longo do debate foi apresentado o papel fundamental que o Brasil possui no agronegócio, sendo o maior exportador líquido de alimentos do mundo e com o passar dos anos conquistou a posição de país exportador em virtude do passado, que impostava mais do que exportava. Os embarques saíram de US$ 23 bilhões, em 2001, para US$ 120,6 bilhões, em 2021, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea. Isso já demonstra a potência e a desenvoltura que o país tem para o agro.

A segurança alimentar pós pandemia, enfrenta desafios diante a transição do sistema de alimentos em busca da sustentabilidade e a promoção de uma alimentação mais adequada e saudável para população em geral. Na visão do palestrante Gedeão Pereira, o mundo atual está dividido em dois blocos: o continente Asiático com a maior população mundo, apresentando uma demanda crescente por alimentos, consequentemente preocupado com a segurança alimentar, e o continente Europeu com a quarta maior população mundial, preocupado com questões ambientais. Já o Brasil sendo um grande exportador de alimentos, se encontra entre os dois blocos, precisando lidar com os dois cenários mundiais.

 No contexto atual, com o aumento dos preços dos alimentos, que se tornam inacessíveis para uma grande parte da população, os países dependentes da exportação de commodities tendem a ficar instáveis diante de mudanças econômicas e políticas, gerando assim dificuldade em criar programas voltados à segurança alimentar. O palestrante Alexandre Parola, sugeriu algumas propostas para melhorar a segurança alimentar como o aumento de acordos comerciais e as medidas para estimular cada vez mais a produção regional do país. 

Nos siga nas redes sociais para acompanhar a postagem dos próximos painéis!!

Autor: Thayna Bueno, Trainee do IFDrs com curadoria Mayara Athayde e Dra. Ellen Lopes.

Referências:

Dados do IBGE. Disponível em: < https://cnabrasil.org.br/cna/panorama-do-agro>

Dados Ipea. Disponível em < Agronegócios BR (agronegociosbr.com.br)>

Dados Fiocruz. Disponível em <https://saudeamanha.fiocruz.br>        

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES