Conferência GFSI 2021 Segurança dos Alimentos é uma Prioridade de Saúde Pública

Dr Kazuaki Miyagishima (AEON Co. LTD.)

Dr Naoko Yamamoto (World Health Organization)

O painel com a participação da empresa AEON e o WHO trouxe uma reflexão extremamente importante: “Por que a segurança dos alimentos é tão relevante para a saúde pública?

Assim como a água e o ar, o alimento é fundamental para o nosso crescimento como indivíduo e sociedade. A alimentação segura é símbolo da vida, enquanto uma alimentação insegura é o caminho para a incapacidade, doenças e até mesmo a morte. Dados referentes a mortes prematuras ocorridas em decorrência de alimentos inseguros foram abordados e a importância da garantia de alimentos seguros para todos, indiferente de sua condição social, foi destacada. A pandemia distanciou ainda mais a equidade dos mercados deixando muitas pessoas sem o acesso aos alimentos seguros para sua nutrição básica. Isso nos mostrou que precisamos ter uma cadeia de abastecimento de alimentos mais resiliente e sustentável para garantir a saúde das pessoas e evitar uma crise de saúde publica.

Para 2021 a OMS está trabalhando para destacar a importância do link entre os sistemas de saúde e segurança dos alimentos. Durante a pandemia as negociações de alimentos locais e globais também foram impactadas e tiveram um papel essencial no abastecimento mundial e por esta razão a OMS publicou guias para produtores, compradores e consumidores, com informações alertando sobre riscos e cuidados a fim de manter a confiança dos consumidores.

Alimentação segura é o negócio de todos! Somente a cooperação entre entidades Públicas e Privadas pode trazer uma solução para este objetivo comum. A pandemia tem sido um desafio para a saúde pública e o sistema alimentar no mundo.

Para 2023, uma das prioridades da OMS em conjunto com parceiros como a FAO é o projeto ONE HEALTH que demostra que para um desenvolvimento sustentável precisamos nos preocupar com a saúde das pessoas, dos animais e do planeta.

Acompanhe os highlights do evento no:

– blog”DIRETO DO GFSI”: www.irsfd.org

– Portal e-food – www.portalefood.com.br

Apoio: Food Design www.fooddesign.com.br

Autor: Palova Dieter Marques

Mini CV: Graduada em Administração de Empresas – hab. Comércio Exterior, Especialista em Gestão da Qualidade (MBA) e Especialista em Microbiologia de Alimentos. Tem sólida experiência na indústria de alimentos na área da qualidade e atualmente acompanha empresas certificadas em normas de segurança de alimentos reconhecidas pela GFSI e representa a norma internacional Código SQF de segurança de alimentos no Brasil e LATAM.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES