Webinar – Código Fundamentos SQF

𝐖𝐄𝐁𝐈𝐍𝐀𝐑- 𝐒𝐐𝐅/ 𝐅𝐔𝐍𝐃𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐒𝐐𝐅 – 𝗔 𝗻𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗦𝗤𝗙: 𝘃𝗮𝗻𝘁𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗲 𝗱𝗶𝗳𝗲𝗿𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗤𝘂𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲

O IRSFD realizou em 31 de agosto o webinar sobre SQF/ Fundamentos SQF com Palova Dieter Marques da SQFI Américas e Julián Poveda da SQFI Latam como palestrantes.
Iniciaremos pela norma SQF antes de entrarmos nos fundamentos SQF.


𝗔 𝗡𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗦𝗤𝗙 – 𝘃𝗮𝗻𝘁𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀

O Sistema SQF é de credibilidade, reconhecimento global, transparência e tem representante local no Brasil. Suas normas prezam pela objetividade e requisitos claros e:=>podem ser adotadas independentemente do tamanho da empresa: micro, pequena, média ou grande.=> é aplicável para todos os tipos de fornecedores da indústria de alimentos.=> há ainda uma sub-divisão com normas adaptadas para a linguagem de cada segmento, como por exemplo: alimentos em geral, foodservice, produtos de origem animal (POAs), suplementos, ração animal, pet food, varejo, estocagem e distribuição.

𝐃𝐈𝐅𝐄𝐑𝐄𝐍𝐂𝐈𝐀𝐈𝐒

Um grande diferencial é que a SQF permite agregar uma norma/ código de Gestão da Qualidade à Gestão de Segurança de Alimentos, utilizando a mesma lógica do sistema APPCC/HACCP para gerenciamento das ameaças à qualidade. Por se tratar de certificação de produto, sua certificação permite o uso de um SELO de certificação da Qualidade em cada unidade do produto final.
Outro diferencial é que essa certificação pode ser usada 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗹𝗲𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗿𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 às certificações de outras normas de Gestão de Segurança de Alimentos reconhecidas pela GFSI.

𝐃𝐈𝐂𝐀𝐒

O sistema SQF desenvolveu 25 folhas de dicas que estão disponíveis gratuitamente no site, abordando as diferentes partes da norma SQF, além da disponibilidade de download do checklist e das normas/ códigos.

𝗢 𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗙𝘂𝗻𝗱𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗦𝗤𝗙

É indicado para empresas que não conseguem ir direto para a certificação e foi baseado baseado no Programa de Global Markets, da GFSI e projetado para atender as exigências dos varejistas.

É estruturado em dois níveis:

– 𝔹á𝕤𝕚𝕔𝕠: contempla a conformidade regulatória e Boas Práticas de Fabricação ou Agropecuárias, se for produção primária. O foco está mais na implementação da segurança de alimentos propriamente dita e menos na documentação.

– 𝕀𝕟𝕥𝕖𝕣𝕞𝕖𝕕𝕚á𝕣𝕚𝕠:contempla o que já tem no básico e acrescenta o Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos. Nesse nível já há mais foco na documentação e na totalidade do APPCC base Codex Alimentarius.

𝐀𝐠𝐫𝐚𝐝𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬

O IRSFD agradece os palestrantes da SQF e a participação de todos/as no webinar. E para quem não pôde participar, segue a gravação.

Fonte: Webinar SQF – Código Fundamentos

Autor: Mayara Athayde, Gerente de Relacionamento

#Webinar#CódigoSQF#Vantagens#SegurançadeAlimentos#GFSI#Programa#GlobalMarkets

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES