DTA – Doenças Transmitidas por Alimentos

O que são?

Primeiramente, as DTA podem ser originadas de alimentos não só contaminados por microrganismos, mas também por toxinas, ou substâncias químicas.

No caso dos microrganismos as doenças mais comuns são a Salmonelose, causada pela Salmonella e ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais, no corpo humano ela se reproduz gerando a infecção alimentar.

 A toxinas geralmente também são oriundas de microrganismos como, por exemplo, a bactéria Escherichia coli que produz toxinas agressivas ao metabolismo humano, sua contaminação ocorre pela falta de higiene ao manusear os alimentos e consumi-los cru ou mal cozidos, gerando intoxicação alimentar.

Quanto aos agentes químicos normalmente são produtos utilizados ao longo da cadeia de produção; podem ser metais pesados, pesticidas, produtos de limpeza de equipamentos ou resíduos de materiais utilizados no revestimento.

Casos de surtos causados por DTA

Toddynho com detergente: Em 2011 em 15 cidades do Rio Grande do Sul, ao menos 32 pessoas passaram mal ao ingerirem achocolatado da marca Toddynho, alegando mal-estar e ardência na boca. O acidente se deu devido a uma falha no processo de higienização das máquinas, posteriormente os exames laboratoriais no lote do produto mostraram um pH superior ao da água sanitária.

Surto familiar de botulismo: Em 2019, na cidade de São Miguel do Guaporé (RO), um surto de botulismo afetou 8 pessoas da mesma família, sendo que 5 deles precisaram de internação. Tudo ocorreu quando a família em um almoço de domingo sofreu intoxicação alimentar ao comer uma maionese preparada com milho em conserva que estava contaminada com a bactéria Clostridium botulinum.

Intoxicação alimentar em merenda escolar: Na cidade de Birigüti (SP) em 1998, cerca de 1800 pessoas, sendo 1200 crianças, foram infectadas pela bactéria Staphylococcus aureus. A infecção ocorreu ao ingerir a merenda escolar que foi servida nas escolas públicas da região, exames indicaram que a principal fonte de infecção foi a farofa. 30-90 minutos após a ingestão ocorreram sintomas como náusea, vômito, cólica abdominal e diarreia.

Surto de toxoplasmose: Em 2013, no município Ponta de Pedras (PA), ocorreu vários diagnósticos de toxoplasmose em moradores da região, foram confirmados 73 perfis clínicos de toxoplasmose aguda. Foi feita uma investigação para saber o principal fator, que acreditavam ser origem alimentícia, contaminando a população. Posteriormente as evidências sugeriram que a contaminação se deu por suco de açaí contaminado com oocistos do parasito.

Infecção alimentar por E.coli na Alemanha: Em 2011 houve um surto que infectou cerca de 3 mil pessoas e chegou a matar pelo menos 30. A maioria dos casos ocorreram na cidade de Hamburgo, chegando a lotar hospitais do norte da Alemanha e acredita-se que o surto ocorreu principalmente devido a uma fazenda de brotos que estava infectada com o microrganismo.

Casos recentes

Surto de Salmonela em ovos de chocolate da Empresa Ferreiro da Bélgica: Em 2022, cerca de 156 indivíduos, na maioria menores de 10 anos e muitos foram hospitalizados, de dez países da União Europeia e do Reino Unido foram afetados pelo consumo de ovos “Kinder Ovo”, contaminados com Salmonella Typhimurium, conforme o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC). A empresa está realizando o recall dos ovos fabricados em Arlon, na Bélgica e está fechada temporariamente e no Brasil, apesar de não estar contemplado nos países de destino dos produtos produzidos por essa empresa, a ANVISA publicou uma medida preventiva por meio da Resolução RE nº 1.233, de 14 de abril de 2022 em que proíbe a comercialização, distribuição, importação e uso de todos produtos da Ferreiro Ardennes que são fabricados na Bélgica. Os sintomas foram: diarreia, dor abdominal, vômitos, febre, desidratação e algumas crianças foram hospitalizadas com casos mais severos.

Surto de Salmonela nos EUA: Em 2021 pelo menos 652 pessoas ficaram doentes após consumirem cebolas importadas do México. As pessoas que ficaram doentes apresentaram os sintomas típicos de uma infecção por Salmonela, como diarreia, cólicas estomacais e febre.

Doença da urina preta no Amazonas e Bahia: A Síndrome de Haff é causada ao ingerir o peixe contaminado por toxina, associada ao consumo de algas e é capaz de causar necrose muscular, ou seja, a degradação dos músculos. Em 2021 no Amazonas pelo menos 44 casos estão sendo investigados como suspeita, enquanto na Bahia no mês de fevereiro de 2021 houve um aumento de mais de 200% nos casos.

Suspeita de botulismo em Ji-Parana: No ano de 2021, na cidade de Ji-Parana (RO) 4 pessoas foram internadas com suspeitas de botulismo após tomarem café em uma farmácia, o botulismo é causado pela bactéria Clostridium botulinum, que libera toxinas causando intoxicação.

Intoxicações de alunos por duas bactérias: Em 2021 em Taquarituba, 15 alunos foram levados à Santa Casa após comerem a merenda escolar, que consistia em arroz, feijão e carne de porco. Após análises foram identificadas a presença de duas bactérias: Staphylococcus aureus e Bacillus cereus, ambas causam vômitos e diarreias.

Como prevenir?

O emprego das Boas Práticas de Fabricação em todas as etapas da fabricação dos alimentos, com emprego de medidas higiênico-sanitárias adequadas, prevenir a contaminação cruzada, realizar a gestão dos fornecedores, pois uma matéria-prima contaminada pode resultar em um produto final prejudicado e prevenir os perigos que podem levar ao surto, que podem sem os químicos, físicos e/ou biológicos.

Autores: Beatriz Rudink de Campos – Graduanda de Biologia e Mayara Athayde, Cientista dos Alimentos e Gerente de Relacionamento do IRSFD

Referências:

https://exame.com/mundo/kinder-o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-os-casos-de-salmonella/ – Acesso em 22 de abril de 2022.

https://www.nutrimixassessoria.com.br/principais-doencas-transmitidas-por-alimentos/ – Acesso em 04 de março.

https://blog.ifope.com.br/o-que-e-dta/ – Acesso em 04 de março.

https://investigalim.wixsite.com/blog/single-post/2017/09/14/Toddynho-com- detergente – Acesso em 04 de março.

https://jornalggn.com.br/politicas-sociais/saude-politicas-sociais/o-toddynho-com-detergente/ – Acesso em 04 de março.

Staphylococcus spp.: incidência e surtos – LIMA DA SILVA, J.P; RIBEIRO, A.P.O; COSTA, S.D.O; MELLO, V.F; LINDENBLATT, T. – EMBRAPA, 1° Edição

Aparecida de Fátima MICHELIN, Luiz Simeão do CARMO, Iracilda Zeppone CARLOS  – Surto de intoxicação alimentar estafilocócica no município de Birigüi, São Paulo – Artigo, 2006

Surto de toxoplasmose aguda no Município de Ponta de Pedras, Arquipélago do Marajó, Estado do Pará, Brasil: características clínicas, laboratoriais e epidemiológicas – MORAIS, R.A.P.B; FREIRE, A.B.C; BARBOSA, D.R.L; SILVA, L.C.T;  PINHEIRO, A.F; COSTA, S.S; RAMOS, F.L.P;  Carneiro BICHARA, C.N.C; LIMA, L.J.B; SILVA, A.V ; SOUZA, S.R.P; NETO, L.P.P; GONÇALVES, N.V; PÓVOA, M.M; CARMO, E.L. – Artigo, 2016.

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/06/110606_alemanha_brotos_tp – Acesso em 04 de março.

https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/cebolas-surto-de-salmonela/ – Acesso em 04 de março.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2021/08/31/doenca-da-urina-preta-o-que-se-sabe-sobre-possivel-surto-no-amazonas.ghtml  – Acesso em 04 de março.

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2021/10/01/familia-e-internada-com-paralisia-muscular-apos-tomar-cafe-e-hospital-suspeita-de-botulismo-em-ro.ghtml – Acesso em 04 de março.

https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2021/06/15/laudo-aponta-presenca-de-bacterias-em-merenda-que-causou-intoxicacao-de-alunos-em-escolas-de-taquarituba.ghtml – Acesso em 04 de março.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES