Corredor de supermercado: alimentos sem plástico?

O desenvolvimento de embalagens sustentáveis de alimentos já é realidade global. Nesse contexto o supermercado Ekoplaza, em 2018, lançou o primeiro corredor sem plástico, em Amisterdã. Por volta de 700 itens estão no portfólio: cereais, molhos, laticínios, chocolates, snacks, carnes, frutas e vegetais. As embalagens empregadas são: de biomateriais, de vidro, metal ou cartão.

O diretor executivo da empresa Erik Does declarou: “os corredores sem plástico são uma forma inovadora de testar os biomateriais compatíveis que são alternativas mais sustentáveis do que as embalagens plásticas”.  E o preço? A proposta foi que esses produtos não teriam preços mais elevados comparados com as embalagens de plásticos, além de convenientes e adaptáveis.

Mas por que as embalagens plásticas?

O tempo de decomposição do plástico na natureza estimado é de 200 a 660 anos. Apesar de ter a opção de reuso ou reciclagem desse material, ainda não são suficientes por: complexidade do processo, diferentes tipos de plásticos não se misturam, limite de reciclagem do material por ocasionar perdas das propriedades mecânicas com o processo.

O bioplástico pode ser a alternativa sustentável empregada como embalagem dos alimentos. Tem duas definições, na primeira são materiais, total ou parcialmente, elaborados a partir de fontes renováveis: milho, cana-de-açúcar, mandioca. Já a outra, diz respeito a degradação do material, os bioplásticos são biodegradáveis, ou seja, são convertidos em produtos como água e gás carbônico com ação dos efeitos ambientais e microbianos.

Dois exemplos de bioplásticos que já são empregados para confecção de embalagens de bebidas e alimentos são:

  • PET (politereftalato de etileno): biopolímero de origem renovável, não biodegradável, elaborado a partir da cana-de-açúcar e seus resíduos. A Coca-Cola, é uma das empresas que comercializa seus produtos com garrafa PET de fonte renovável.
  • PE (polietileno) de fonte renovável – conhecido como polietileno verde: biopolímero não biodegradável, mas elaborado de fonte renovável, elaborado a partir do etanol da cana-de-açúcar e é 100 % reciclável.

Dessa forma, o emprego de embalagens sustentáveis já é realidade para alguns produtos. No futuro, com maior conscientização dos consumidores, poderá ter grande peso na decisão de compra.

Autor: Mayara Athayde, Relacionamento IRSFD

Referências

<https://www.theuniplanet.com/2018/03/primeiro-corredor-supermercado-sem-plastico-holanda-ekoplaza.html> Acesso Fev. 2021

<http://www.recicloteca.org.br/plastico/holanda-abre-primeiro-mercado-sem-embalagens-> Acesso Fev. 2021

plasticas/#:~:text=Em%20mar%C3%A7o%20de%202018%20uma,a%20depend%C3%AAncia%20desse%20material%20prejudicial.> Acesso Fev. 2021

<https://propeq.com/post/plasticos-tendencias-sustentaveis/?gclid=Cj0KCQiAyJOBBhDCARIsAJG2h5ebruJbI6u5z-gsbzv5suJ5sq6HYPvDPgc737K3tYsdkgDinyhKgeEaAgR_EALw_wcB > Acesso Fev. 2021

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES