CLASH2022 com @abissorvetepode

Que honra o IFDrs participar como parceiro desse evento!

Primeiramente parabenizamos a ABIS, aos palestrantes, patrocinadores e demais parceiros institucionais foi uma jornada incrível participar de uma temática central, o sorvete, que possibilitou a troca de conhecimento e aprendizagem com profissionais, com uma diversidade de outros temas relacionados. Dentre eles a sustentabilidade (foco para embalagens), tendências, inovações, legislações (nova rotulagem) e os desafios apresentados pelo novo consumidor e mercado e as tecnologias associadas para possibilitar essa realidade.

Seguem alguns highlights do evento:

A mesa de abertura contou com a participação de vários profissionais, dentre eles Eduardo Weisberg, Presidente da ABIS. Os convidados contextualizaram o tema central do evento, sorvete: da nutrição à solução e destacaram a sua importância frente aos cenários econômicos e pós-pandêmico que o Brasil e o mundo se encontram.

O painel 1 teve como tema central: o cenário pós-pandemia.

Marina Pereira, da GS1 Brasil, palestrou sobre: “Cenários econômicos nacional e internacional e as interferências dos mesmos no nosso mercado”, destacamos o cenário nacional da automação, que foram levantados 3 objetivos que levam a esse processo: o gerenciamento das operações e pedidos, coleta de informações e conhecimento do consumidor. Possibilitando aplicações diferentes para varejo e indústria, tendo como ponto em comum o relacionamento com o cliente, em que o consumidor está cada vez mais conectado e consumo por delivery é expressivo, com uso de aplicativos, o que levou a um salto de 33% para 66%, de 2018 para 2021 respectivamente.

Simone Galante, Fundadora e CEO da Galunion, contemplou as “Tendências do Novo Consumidor”, com destaque para 5 tendências:

– Q- Commerce: contempla novas formas de comprar e vender, em que o delivery por aplicativo comanda, considerando o impacto do tempo de entrega, no qual 80% dos consumidores indica o aumento de frequência de pedidos se a entrega for abaixo de 25 minutos. Além da importância de a empresa estar presente em múltiplos canais como: iFood, Rappi, WhatsApp e um próprio se a empresa tiver. Somado a isso, estar presente em canais digitais, com audiência que dá potência, como no SP Gastronomica. Como ocorre com várias gelaterias de São Paulo.

– Negócios com foco em ESG para Foodservice: em uma pesquisa realizada pela Galunion, em fevereiro de 2022,  sobre quais os temas que os consumidores acreditam que bares e restaurantes devem ter um posicionamento claro, os quatro temas mais levantados foram: sustentabilidade, transparência, combate à fome  pobreza e gestão de resíduos. Como exemplo, Albero del Gelato Brasil, possui embalagens comestíveis, compostáveis, insumos agroecológicos e composteira.

– Indulgência permissiva: essa tendência combina o sabor com a alimentação saudável, tais como: superalimentos, ingredientes funcionais, porções reduzidas, menos calorias, alimentos “reais. Como exemplo, Corpfit Gelato, que possui produtos elaborados com ingredientes naturais, sem conservantes, sem açúcas, sem glúten. Saborosos gelatos e com diversidades de sabores.

– Food adventuring: o tendência de consumo por diversão. Como exemplo, Mini Orbe, sorveteria que utiliza a tecnologia de nitrogênio líquido para elaboração de sorvetes, que ficam com o formato de bolinhas. Outro exemplo, é a sorveteria Coreana, em que tem embalagens personalizadas com carinhas e produtos diferentes, como o matcha.

– Valorização das equipes: foco em treinamento e atendimento personalizado ao cliente. Como exemplo: Quiosque Bacio di Latte, em que os pedidos são realizados e pagos em totem, com opção de fazer no caixa.

Gustavo Vanucci, Sócio fundador da Vanucci Inteligência de Mercado, apresentou as “Estratégias para o mercado de sorvetes no varejo para a chegada da Geração Z”. A geração Z, são as que nasceram no ambiente completamente digital, entre o fim da década de 1990 e 2010.

Consumer insights da Geração Z…

– Canal de comunicação: celular e troca de mensagens, 98% possuem smartphones.

– Se expressam: nas redes sociais. Compartilham momentos e status (produto instagramável) Como exemplo, compraria um sorvete apenas para compartilhar uma foto na mídia social. Sorveterias estimulam essa ação, como o caso da Odd Fellows, fez uma campanha nas redes sociais com premiação para as melhores fotos com maior número de curtidas.

– O que é valor: possuem senso de responsabilidade social e meio ambiente. Como exemplo, a sorveteria Molly moon´s, em que 90% dos ingredientes são do noroeste dos EUA (Pacífico), adquirindo direto de fazendeiros da comunidade.

– Foco: informação. 81% da geração Z está preocupada com privacidade de dados (LGPD). São consumidores críticos e exigentes com maiores expectativas de autenticidade, transparência e responsabilidade na escolha de ingredientes.

– Engajamento: querem participar e se sentir úteis. Querem ser parceiros na jornada, não apenas consumidores.

João Neves, Diretor Comercial da FIPAN, abordou sobre um novo mercado a ser explorado, em que tem-se uma parceria da ABIS com o setor de panificação com o intuito de aumentar o consumo de sorvete nas padarias, por isso nessa edição da FIPAN terá uma estande com oficinas temáticas do CLASH 2022 com temas super interessantes relacionados com sorvetes.

Continue acompanhando sobre os outros temas do Clash nos próximos posts.

Autor: Mayara Athayde, Gerente de Relacionamento IFDrs

#CLASH2022 #ABIS #IFDrs #ParceiroInstitucional

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES