ABIS CLASH2022

Logística reversa de embalagens pós-consumo

CRASH – Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados 2022, teve como um de seus palestrantes Marcos Matos, Sócio-Diretor de Marketing e Vendas no selo eureciclo, com o tema Logística reversa de embalagens pós-consumo.

De acordo com a (Associação Brasileira de Empresas de limpezas Públicas e Resíduos Especiais – ABRELPE), Cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos são produzidas no país todo ano, isso equivale ao peso de aproximadamente 70 mil estátuas do Cristo Redentor. Deste resíduo é coletado 90%, entretanto somente 3% dos resíduos recicláveis é realmente reciclado, os demais se perdem em aterros sanitários ou lixão. Estes dados de 2021, demonstram a grande quantidade de resíduos sólidos, que o ser humano é capaz de gerar e alertam para a necessidade de implementar um plano de tratamento de resíduos.

Tendo em vista da baixa taxa de reciclagem no Brasil, nasceu a eureciclo, uma empresa que tem como objetivo aumentar as taxas de reciclagem no Brasil, através da compensação ambiental, que é capaz de garantir com que o mesmo material reciclado gerado por empresa retorne para ela. A eureciclo utiliza três passos para aplicar a logística reversa de embalagens, são eles:

  • Homologação dos operadores parceiros: para se tornarem parceiros, eles passam por um processo de homologação que verifica as condições de trabalho e de operação, os documentos gerais e o destino dos recicláveis por meio das notas fiscais.
  • Rastreamento e validação das notas fiscais ofertadas pelos operadores: elas servem como um lastro para atestar que aquele material foi, de fato, reciclado, além de incentivar a formalização do mercado.
  • Atendimento da demanda de Certificados de Reciclagem pelas empresas:
    As empresas que desejam comprovar que realizam a logística reversa calculam a massa de embalagens de seus produtos comercializados. Os dados de massa de embalagens são autodeclarados pelas empresas, que assumem a responsabilidade legal por sua veracidade.

O certificado de reciclagem da eureciclo funciona como uma troca, onde existe um incentivo financeiro feito através do valor pago pelas empresas, que contratam os seus serviços e essa repassa o dinheiro para as cooperativas, realizarem a triagem e a transferência do material reciclado para o reciclador. Em troca a eureciclo oferece o certificado de reciclagem para empresa apresentar ao órgão regulador, cumprindo assim com a legislação vigente.

Através de pesquisas realizadas pela eureciclo em 2022, é possível observar o impacto gerado pelo certificado de reciclagem nas cooperativas, que obtiveram um aumento de mais de 70% em sua produtividade em 2021, devido ao investimento feito pela empresa. Com o dinheiro obtido as cooperativas conseguem fazer aquisição de máquinas e equipamentos, como caçambas, caixas de coleta, prensas e entre outros.

O selo eureciclo está na embalagens de empresas que cumprem com a legislação vigente de reciclagem, evitando também que a cada embalagem deles no mercado duas estão sendo recicladas. Esse selo também orienta os consumidores, que no momento da compra tem preocupação com a sustentabilidade ao optarem por uma ou outra marca

Autor: Thayna Bueno, Trainee do IFDrs

Referências:

Disponível em: <Home | eureciclo: Solução para logística reversa de embalagens>

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES