FDA’s New Era of Smarter Food Safety – P.01 -Donald Prater, FDA

Lançamento!!!!
SÉRIE SQF Global Conference 2020
IRSFD Observatory

Iniciamos hoje se sessão “Direto do SQF”: uma série de posts com highlights do que rolou na SQF Global Conference 2020.

Essa iniciativa se alinha ao que temos feito com as conferências globais da GFSI no blog “Direto do GFSI”, assumido pelo IRSFD desde 2019, quando os posts da coleção produzida pela Food Design foram cedidos ao IRSFD. 

Geral

Antes de apresentar um overview da palestra de Donald Prater, para quem ainda não ouviu falar do programa New Era of Smarter Food Safety (Nova Era da Segurança de Alimentos mais Inteligente), gostaria de adicionar um relato da Dra. Ellen Lopes.

“Esse programa foi lançado nesse ano em 13 de julho, pelo Comissário da FDA Stephen Hahn, mas esse é um sonho que Frank Yiannas já havia relatado durante a Conferência da GFSI desse ano em Seattle: o sonho de uma nova abordagem para a Segurança de Alimentos, lançando mão dos avanços da tecnologia, da facilidade atual na digitalização de dados bem como de outras ferramentas de ponta para criar um sistema de alimentos mais seguro e rastreável, com objetivo final de reduzir o número de DTAs (doenças transmitidas por alimentos) nos Estados Unidos. Mas que um sistema mais inteligente através de mais tecnologia, essa nova abordagem é uma filosofia que envolve processos mais simples, eficazes, robustos e modernos, com ênfase na liderança, na criatividade, e, como não poderia deixar de ser, na evolução da Cultura de Segurança de Alimentos”.

Acrescentou ainda Ellen: “com toda certeza essa nova abordagem, que está em pleno desenvolvimento pelo FDA, será um novo marco para todo o mundo, estabelecendo uma tendência e de fato, uma NOVA ERA para a Segurança de Alimentos.

Agora vamos aos highlights da palestra de Donald Prater.

Quais são os pilares, ou seja, os elementos centrais do programa New Era of Smarter Food Safety?

1- Rastreabilidade alavancada pela tecnologia

Os registros da movimentação­ dos alimentos ao longo da cadeia de abastecimento ainda são em geral realizados em papel, o que torna por vezes o sistema ineficiente em caso de se necessitar identificar rapidamente um alimento. Durante um surto de DTA, essa situação pode acarretar  perda potencial de vidas e também de confiança, além de não facilitar a identificação mais exata da origem do surto e nem agilizar a investigação do microrganismo ou contaminante envolvido. Mascom as novas tecnologias é possível  integrar fluxos de dados para dar rapidez no rastreamento do alimento até sua fonte.

Estratégia:  desenvolver os elementos básicos, encorajar e incentivara adoção dessas novas tecnologias de transformação digital dos negócios da cadeia de suprimentos.

2- Ferramentas mais inteligentes para prevenção e respostas a surtos

Uma melhor rastreabilidade irá refletir positivamente na capacidade de analisar a causa raiz.

Os resultados desse trabalho poderão ser aplicados para melhorar  os sistemas preventivos  estabelecidos pelo FSMA – Food Safety Modernization Ac, publicado por Obama em 2011.

Essas novas tecnologias possibilitam o uso ferramentas de análise preditiva para evitar que produtos contaminados sejam fornecidos e ou retirados do mercado. Além de estabelecer formas alternativas durante eventuais  crises de saúde pública devidas a surtos de DVAs.

Estratégia:  incentivar a prática de análises da causa raiz, divulgar e reforçar a capacidade de análises preditivas, aumentar a confiança mútua doméstica, melhorar as ferramentas de inspeção, treinamento, aumentar as conformidades; melhorar a resposta a surtos; modernizar mecanismos de recall.

 3 – Novos modelos de negócios

A indústria está inovando as formas de produção e de distribuição de alimentos. Com a pandemia da Covid-19, a demanda por compras on-line aumentou de 20% para 31% nos Estados Unidos. Surgiram vários desafios para garantir a Segurança de Alimentos, tais como:  a educação de distribuidores, fabricantes e varejistas sobre a importância de controlar a temperatura, a contaminação cruzada bem como o desafio de adotar várias outras medidas de controle.

Estratégia:  garantir a Segurança de Alimentos desses novos modelos de negócios e modernizar as abordagens de Segurança de Alimentos no varejo.

 4 – Cultura de Segurança de Alimentos

A Cultura de Segurança de Alimentos deve ser disseminada e fortalecida em toda a cadeia produtiva de  alimento, desde o campo, indústrias, distribuição, varejo, food service, até o preparo e consumo dos produtos nas residências. Esse pilar é de suma importância, pois para reduzir as DTAs é imprescindível a mudança do comportamento humano, refletindo-se em como os colaboradores se comprometem com a Segurança dos Alimentos no seu trabalho, bem como os consumidores se comprometem com a Segurança dos Alimentos nos seus lares.

Estratégia: promover a Cultura de Segurança de Alimentos em todo o sistema de alimentos, promovendo-a ainda mais dentro do  próprio FDA ; desenvolver e prover campanhas inteligentes de educação do junto ao consumidor.

Donald relacionou quatro pontos chave para a implementação desse grandioso projeto. São eles:

=> equipe de gestão

=> identificação de resultados de curto e longo prazo

=> colaboração

=>  transparência.

Donald finalizou mencionando que, no que tange à colaboração, o objetivo é a união de forças do FDA com todos os stakeholders envolvidos direta ou indiretamente com a da cadeia de fornecimento de alimentos, tais como empresas de alimentos e de tecnologia, agências governamentais e consumidores, dentre outros.

Comentário:

Nós do IRSFD parabenizamos o FDA por essa nova abordagem, e estamos totalmente dispostos a colaborar com qualquer iniciativa similar no nosso país.

Autor: Mayara Athayde, Relacionamento IRSFD

Fontes:

Texto e Imagem:

Evento SQF Global – Palestra FDA Nova Era de Segurança de Alimentos Mais Inteligentes – Palestrante:Donald Prater.

Smarter Food Safety. Disponível em: <www.fda.gov/SmarterFoodSafety> Acesso em: Dez.de 2016.

  

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES