Highlights do Congresso Brasileiro do Agronegócio – Associação Brasileira do Agronegócio (Abag)

Painel 3: “AGRONEGÓCIO: TECNOLOGIA E INTEGRAÇÃO”

O painel teve a participação de profissionais com grande atuação no agronegócio, como Ana Helena de Andrade, presidente da associação conectar AGRO; Luís Roberto Pogetti, Presidente do Conselho de Administração do CTC e Renato Ribeiro Rodrigues, conselheiro da rede ILPF.

Os tópicos abordados no painel foram:

  • A nova tecnologia 4.0 agricultura digital e telecomunicação

A tecnologia nas regiões agrícolas corresponde a 27% do PIB e mesmo assim, não tem o suporte estrutural, com antenas em números que possam cobrir a conexão necessária e atender a demanda. O investimento estrutural tecnológico está em falta e atrasado quando comparado as cidades, com uma disponibilidade de apenas 15 % destinada para os agricultores do Brasil. Com a chegada da tecnologia 5G refletirá de forma positiva para o agronegócio, pois irá viabilizar o 4G para os demais agricultores.

De acordo com IBGE, 1% das pessoas das grandes cidades dizem não ter acesso a internet, já o índice no campo é muito maior, com 71% de pessoas sem acesso. Por esse motivo, foi criada a ConectarAgro, uma associação que tem como objetivo levar tecnologia e infraestrutura de telecomunicação para as áreas rurais. O que deve modificar a criação de novas políticas públicas e políticas privadas, com o mesmo propósito dessas associações, de modo a viabilizar o acesso à tecnologia de qualidade para o campo, pois o agro conectado é mais produtivo e lucrativo com a inserção de novas tecnologias nas máquinas, nos insumos e nas universidades.

  • Produtividade da agricultura e a tecnologia

De acordo com dados divulgados pela ONU, cerca de vinte ou trinta anos teremos mais de 1 bilhão a mais de pessoas para alimentar, em sua maioria em regiões de maior carência de renda, gerando assim, uma maior demanda para a agricultura Brasileira. Diante desses dados, é de extrema importância que o setor primário aumente cada vez mais a sua produtividade. As ações que favorecem esse crescimento são:

  • O Investimento da tecnologia no setor agrícola, com pesquisas como a tecnologia genômica, que garante a seleção de canas mais produtivas e resistentes.

A modificação genética possibilita com que a cana tenha maior resistência a pragas, diminuindo assim, a perda de cana e melhorando a produtividade desse setor. O palestrante Luís Roberto Pogetti, apresenta as medidas a seguir e ressalta que são ações resultantes em uma plantação mais estável e irão propiciar o aumento da produtividade do canavial do Brasil, até 2035:

  • Mudar o sistema de plantio da cana, investir na tecnologia da ciência vegetal, que cria a semente sintética da cana através da extração da célula da cana, proporcionando assim, o plantio por meio de sementes e não do caule,
    • Aumentando em 12% a produtividade do canavial.
    • Reduzindo o custo de investimento.
  • O poder da Agricultura

A agricultura tem o poder de reverter a mudança do clima, por meio do plantio de árvores, seriamos capazes de neutralizar as emissões efeito estufa do Brasil, junto com a ILPF (Integração Lavoura, pecuária e Floresta), temos a possibilidade de geração de créditos de carbono, convertendo as áreas de pastagem degradada em ILPF. O Brasil oferece condições favoráveis de clima natural e possibilidade de um maior investimento em tecnologias de produção LPF, além de uma grande oportunidade de aproveitamento de recursos naturais, que favorecem o avanço de sistemas de produção agrícola sustentável.

  • Homenagem
  • Prêmio*: Norman Borlaug – sustentabilidade 2022, foi recebido pala Professora Doutora Mariângela Cunha, que tem reconhecimento em produzir mais com cada vez menos, tendo como objetivo, garantir uma maior eficiência no uso do insumo, da água, da energia e do solo.

*O prêmio é uma homenagem ao americano Norman Borlaug, um agrônomo que na era da revolução verde, ajudou nações em desenvolvimento a combater a miséria, principalmente com o salto de produção e qualidade da cultura do trigo se tornando assim, sinônimo de sustentabilidade. Ser premiado com o Prêmio Norman Borlaug significa que a pessoa contribuiu com a luta de assegurar a todos o direito a uma alimentação segura e saudável.

  • Prêmio**: Ney Bittencourt de Araújo- Personalidade do Agronegócio 2022, foi recebido pelo Deputado Arnaldo Jardim, o criador do programa FIAGRO.

**O prêmio é uma homenagem ao Ney Bittencourt de Araújo, engenheiro agrônomo que foi um dos fundadores da ABAG. Receber esse prêmio significa que a pessoa contribuiu com o desenvolvimento da agricultura.

Autor: Thayna Bueno, Trainee do IFDrs

Referências:

Disponível em: < ConectarAGRO | Internet 4G nas Áreas Rurais >

Disponível em: <  (tecnologianocampo.com.br) >

Disponível em: < População mundial deve crescer em 2,2 bilhões até 2050 | | 1ONU News>

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES