UM MUNDO CONECTADO

A plenária foi iniciada com um vídeo apresentando vários locais ao redor do mundo, incluindo desde campos de refugiados até supermercados ucranianos, tendo todos em comum a comida saudável e segura. A seguir foi mostrado o vídeo da Golden Sugar Company, Nigéria, vencedora do Prêmio Global Markets 2019. Essa empresa adotou o Programa Global Markets para fazer evoluir sua Cultura de Segurança de Alimentos.Para ver o vídeo:Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=r5ivjhSpZXg.Em seguida, Steve Wearne, Vice-Presidente do Codex Alimentarius e Diretor de Assuntos Globais da FSA – Food Standars Agency do Reino Unido compartilhou parte do trabalho que o Codex está realizando para ajudar os governos a implementar seus padrões em todo o mundo. De que forma isso ocorre?O Codex Alimentarius, da FAO e da Organização Mundial da Saúde é a fonte primária de padrões para alimentos e a OMC – Organização Mundial do Comércio, determina que exigências sanitárias para importações de alimentos tem que ter embasamento científico, o que estimula os governos a harmonizarem suas exigências tendo como base o Codex, que tem benefício por garantir alimentos mais seguros, com melhor qualidade e valor nutricional. Um exemplo, são os padrões estabelecidos para pesticidas em frutas, verduras e legumes. Além disso, é um padrão de reduz as barreiras e dificuldades relativas à segurança do comércio de alimentos.

O Codex teve as seguintes conquistas: – comissão do Codex Alimentarius tornou-se mais proeminente organismo internacional de definição de normas de alimentos garantindo uma alimentação segura e com qualidade para todos- maior consciência nacional e global de Segurança de Alimentos: consumidores e governos entendem da necessidade e importância de garantir alimentos com qualidade e seguros. O governo passa a incorporar o tema na agenda política.- aumento da proteção do consumidor: acesso à alimentos seguros e com qualidade e prevenção de DTA – Doenças Transmitidas por Alimentos que podem ser até fatais.- grande colaboração ao comércio, por ter padrões estabelecidos que garantem a qualidade, a segurança e auxilia no desafio constante de produções de novos alimentos e do comércio justo.- o Codex Alimentarius resultou em legislações e padrões com base nele e fortaleceu a fiscalização para verificar as conformidades com base nos parâmetros estabelecidos.Isabelle Mballa, Assessora Sênior regional de Cadeia de Suprimentos do Programa Mundial de Alimentos da ONU, comentou sobre os desafios operacionais na manutenção de suprimentos seguros para um grupo de pessoas vulneráveis , incluindo refugiados e vítimas da fome.

A GFSI teve uma grande contribuição com o seu programa, para garantir fornecimentos seguros e confiáveis. Kristen MacNaughtan, Diretora do Programa de Desenvolvimento Agrícola da Fundação Bill & Melinda Gates, explicou o impacto que a Segurança de Alimentos tem nos esforços de sua organização para melhorar a vida dos agricultores em mercados sem estrutura. “Não importa se você está em um hotel Hyatt, não importa se você está no campo”, “a Segurança de Alimentos está conectada”.

Autor: Mayara Athayde, Relacionamento IRSFD

Fonte: Vídeo apresentado durante a conferencia gfsi 2020Understanding Codex. WHO and FAO, 2018. Texto adaptado de gfsi.

Português PT English EN Español ES