Tecnologia por trás da embalagem

Helene Roberts, Diretora Executiva da Sealed Air para Varejo da Europa, proferiu palestra sobre alguns mitos em torno das embalagens, principalmente quanto à  sustentabilidade e como a embalagem pode reduzir os riscos microbianos e agir como um facilitador do desenvolvimento sustentável. A Sealed Air é um grande grupo de empresas, com sede nos EUA, que reúne dentre outras, a Cryovac e a Diversey.
Além da sua principal função, que é a proteção e armazenamento do produto, é sabido que a embalagem pode servir como uma característica de uma marca, criando uma identidade e podendo até ser uma solução de merchandising.
Conforme Helene: “é preciso ser cauteloso ao criar embalagens, pois a mesma pode tornar-se o “calcanhar de Aquiles” do produto, ou seja, seu ponto fraco: ao mesmo tempo que a embalagem pode melhorar o desperdício de alimentos, o seu excesso pode prejudicar o meio ambiente, criando um desperdício e muita poluição”. 


Helene Roberts, Sealed Air, Reino Unido
Fonte: site da Conferência
Helene alertou que como o consumidor tem sempre expectativas em relação ao produto (segurança, qualidade e sustentabilidade), para atender essa expectativa é preciso cuidar dos aspectos de microbiologia, validade, sustentabilidade e da segurança do produto. Para garantir que as expectativas sejam alcançadas, os produtores devem trabalhar com enfoque em toda a cadeia produtiva de alimentos, e não pensando somente em cada parte isolada. A forma como o produto é embalado tem grande impacto no tempo de vida do produto, especialmente dos perecíveis, com vários fatores afetando sua validade.
Ela citou como exemplo o peixe fresco embalado em MAP (Modified Atmosphere Packaging), ou seja, embalagem com atmosfera modificada à vácuo. Alguns fatores que afetam a validade do peixe e a embalagem MAP são: a espécie do peixe, o teor de gordura, a carga bacteriana inicial, a mistura de gases, relação gás/produto, qualidade da matéria-prima, controles de temperatura e quão higiênico é o seu processamento. Conhecendo os fatores que afetam a validade, já se pode deduzir qual é o conjunto de “ferramentas” importantes para a fabricação de um produto: bom controle de matérias-primas, bom processo de fabricação, boa higiene e embalagem eficaz. A embalagem portanto faz parte desse conjunto de ferramentas, “mas não basta cuidar apenas da embalagem e esquecer os outros aspectos da produção, é claro”, alertou ela.
Outro exemplo apresentado pela palestrante foi do uso de embalagem Cryovac para aves e seu impacto sobre contaminação por bactéria Campylobacter.                 

     


Fonte: site da Conferência

Fonte: site da Conferência



A tecnologia presente nesta embalagem com tecnologia de resina metaloceno em filme BDF (Barrier Display Film) permite ter uma embalagem mais segura, com os seguintes benefícios: é à prova de vazamento por ser hermeticamente fechada, proporciona maior controle da atmosfera e barreira que permite o aumento da vida de prateleira do produto, garante a não contaminação cruzada na distribuição, na prateleira de varejo e na casa do consumidor. Permite ainda maior automatização e menor manipulação, e para o meio ambiente, proporciona redução de resíduos de 7% a 2,5% em média.
Outro exemplo citado foi o da carne embalada à vácuo. Em estudo comparativo realizado  em parceria com a ASDA (grande rede varejista, com sede em no Reino Unido), ABP (uma das maiores processadoras de alimentos de propriedade privada da Europa, com sede na Irlanda) e a própria Sealed Air, foram analisados três diferentes sistemas: MAP, VSP (vacuum skin pack), VSP – Perm (vacuum skin pack permeable).
Os benefícios principais desses três tipos de embalagem foram semelhantes aos das aves embaladas à vácuo:
• Melhor controle do produto e da qualidade dos alimentos
• Oportunidade para estender a vida de prateleira do produto
• Melhor gestão de resíduos (redução de resíduos de 4,5% para 2,5%).
Seu comentário é bem vindo!


Para comentar, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim.

Português PT English EN Español ES