Resultado confiável + decisão acertada dependem de laboratório confiável


Este painel foi moderado por Payton Pruett, Vice-Presidente de Tecnologia de Alimentos e Assuntos Regulatórios da Kroger, Estados Unidos, e reuniu três renomados especialistas em amostragem e ensaios laboratoriais, todos dos Estados Unidos, a saber, Darryl Sullivan, Diretor de Assuntos Científicos do Laboratório Covance, e Ex-Presidente da AOAC, Russell S. Flowers, ex- Presidente do Conselho e Diretor Científico da Merieux NutriSciences, e Katie Swanson, Presidente da KMJ Swanson Food Safety.
Acho que é importante mencionar que a Kroger é a quinta maior rede de varejo do mundo, ao qual pertencem 24 negócios, incluindo as redes Kroger e a Ralph’s, ambas de supermercados nos Estados Unidos.
Os palestrantes abordaram temas fascinantes sobre as iniciativas em andamento para melhorar a confiabilidade dos métodos analíticos, e sobre a importância da utilização de resultados confiáveis para podermos cumprir os objetivos de segurança dos alimentos. Métodos confiáveis, consistentes e harmonizados de testes laboratoriais são essenciais sempre que a indústria de alimentos depender de resultados de análises.
Darryl explicou que a AOAC, entidade responsável pela publicação de métodos oficiais AOAC, foi fundada em 1884 (sim, no século 19!) para estabelecer métodos reconhecidos internacionalmente  com base em elevado nível de confiabilidade. Darryl afirmou que “a AOAC adota processos rigorosos para harmonizar os métodos de testes/análises, atuando em diferentes disciplinas, incluindo métodos analíticos de alimentos. A AOAC conta com 6000 membros no mundo, que colaboram de forma voluntária. Mantém quinze seções internacionais ativas, que representam quatro continentes e mais de noventa países. O processo de desenvolvimento de padrões da AOAC conta com painéis de stakeholders, que desenvolvem consenso com base em requisitos de desempenho dos métodos, e em revisão de especialistas para avaliar os métodos”.

Darryl Sullivan, AOAC, Estados Unidos 
Foto: Flickr/ GFSI
Para complementar, Russell da Merieux contou como a AOAC expandiu as fronteiras para incluir o trabalho do ISPAM- International Stakeholder Panel on Alternative Methods, que trabalha na validação de métodos para análises microbiológicas. Ele explicou ainda o papel dos planos de amostragem e do tamanho de amostra para determinar a confiabilidade e a confiança nos resultados do teste. Katie discutiu a importância de saber o quê testar, por quê testar, e o que fazer com os resultados do teste. Diferentes testes servem a propósitos diferentes, e “é fundamental garantir que sabemos qual o objetivo do teste, para obtermos o resultado certo”, finalizou ela .

Da esquerda para a direita: Russel Flowers, Merieux NutriSciences, Estados Unidos, 
e o moderador Payton Pruett, Kroger, Estados Unidos
Foto: Flickr/ GFSI
Katie Swanson, KMJ Swanson Food Safety, Estados Unidos
Foto: Flickr/ GFSI
Eu fiquei impressionada, pois jamais tinha parado para pensar em quão complexo é o processo para criar um método padrão com confiabilidade e credibilidade internacional. Se você quiser conhecer melhor o trabalho da AOAC entre no site http://www.aoac.org/
Apoio de publicação: Thaís Ferreira
Seu comentário é bem vindo!
Para comentar, com o post aberto, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim. Será solicitado “comentar como” e você terá que selecionar seu perfil.
Nota para quem precisar de mais explicações: você pode se identificar da forma que preferir, sendo que recomendamos que você use a opção “Nome/URL”, onde será solicitado informar o nome e um URL seu, o que significa link de alguma rede social, ou blog ou site do qual você faça parte. Exemplo de como pegar seu URL do Facebook: abra sua página de perfil e copie o endereço que aparece no navegador. Há também a opção de colocar como anônimo, mas neste caso não será possível entrar em contato com você. 

2 Comentários

Português PT English EN Español ES