Redes Globais de Segurança de Alimentos- perspectiva de um varejista: Carrefour, Espanha

Hoje mostro o ponto de vista sobre Redes Globais de Segurança de Alimentos, pelo olhar de Mariano Rodriguez Moya, Diretor da Qualidade e do Desenvolvimento Sustentável do Carrefour, Espanha, que está no ponto de venda, em contato diário com o consumidor.

Já no resumo disponibilizado antes do evento, Mariano relata que “como um varejista de alcance global, é fundamental contar com uma rede para trocar informações e poder detectar assuntos emergentes de segurança de alimentos”.

Durante sua palestra, Mariano ressaltou a necessidade de se antecipar e de minimizar os riscos para garantir e proteger a identidade dos produtos através de sistemas de rastreabilidade, em combinação com monitoramento contínuo.

Ele acrescentou uma nota de advertência referente ao mercado espanhol, porém, a meu ver, aplicável a mercados em dificuldade econômica: a crise econômica na Espanha está levando a novas pressões que podem afetar a segurança de alimentos, pois, nacionalmente, há uma redução dos controles analíticos e da qualidade, combinado a cortes nos investimentos de pesquisa.

Daí em diante, se o problema vai “para a rua”, apenas correções são possíveis. Talvez esta seja uma lição que não deve ser copiada: na crise, cortes devem ser feitos com muito cuidado para que “o barato não saia caro”. Desculpem-me a comparação, mas o exemplo de Santa Maria é o mais contundente exemplo que já vi do “barato que sai caro”.

Mariano deu grande ênfase à rastreabilidade, aspecto de fundamental importância. Permito-me, porém, comentar que muitas vezes a rastreabilidade é vista como uma ferramenta com poder de resolver problemas. Na realidade, a rastreabilidade por si só não resolve problemas, mas, sim, permite localizar, circunscrever e, eventualmente, permitir que o problema seja extirpado. 

Contudo, devo ressaltar que a garantia e prevenção durante processo é que ainda deve merecer atenção número um.



Mariano Rodriguez Moya, 
Diretor da Qualidade e do Desenvolvimento Sustentável do Carrefour, Espanha.



Seu comentário é bem vindo!


Para comentar, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim.

Português PT English EN Español ES