Redes Globais de Segurança de Alimentos – perspectiva de um fabricante: Nestlé

A importância das redes globais de segurança de alimentos, sua estrutura, exemplos e desafios foram abordados de forma brilhante por Richard Stadler, do Grupo de Especialistas em Segurança de Alimentos, Nestlé Ltda., Suíça.

Começando pelas razões da existência de tais redes, Richard enumerou a necessidade de melhoria de competência, troca de experiências, identificação de gaps, busca de solução para problemas específicos e estabelecimento de diretrizes e normas.

Sobre estrutura, ele identificou dois tipos principais de redes: as redes orientadas por ciência e tecnologia e as redes de especialistas em determinado assunto ou negócio. Muito clara ficou a importância de participar e acessar redes de alerta rápido, que cobrem problemas relativos à segurança de alimentos, à conformidade legal ou à nutrição, que podem ser reais ou apenas “percebidos”.

O especialista mostrou como um adequado monitoramento pode prevenir uma crise. A linha crescente de evidência, até problema, incidente e geração de uma crise pode ser interrompida quando decisões e ações rápidas são tomadas ao ser evidenciado que de fato há problemas.

E quais são hoje as principais fontes de informação sobre problemas potenciais? Richard mencionou as redes especializadas da própria empresa, redes externas (como ILSI, IFSQN etc), análise de tendências e monitoramento das informações da internet.


Richard exemplificou ações tomadas com apoio de redes para redução ou eliminação de potenciais contaminantes. Dos exemplos dados, um foi relativo às pesquisas de SEM – semicarbazida, realizadas com o apoio da JIG – Joint Industry Group on Packaging for Food Contact.



Richard Stadler, Nestlé, Suíça

(Foto cedida pela Coordenação de Marketing & Comunicação do GFSI)


Amanhã, postarei o ponto de vista sobre Redes Globais de Segurança de Alimentosperspectiva de um varejista: Mariano Rodriguez Moya, Diretor da Qualidade e do Desenvolvimento Sustentável do Carrefour da Espanha.



Seu comentário é bem vindo!


Para comentar, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim.

3 Comentários

  1. Prezado Sr(a),
    Solicitamos a V Sa a possibilidade de divulgação de nosso 1º Seminário de Segurança de Alimentos que ocorrerá na cidade de Marabá nos dias 16 e 17 de agosto, contando com renomado palestrantes da área. Agradecemos pela atenção, desde já. Maiores informações poderão ser retiradas pelo site http://www.cequasa.com.br.
    Atenciosamente,
    DIREÇÃO CEQUASA.

  2. À Direção da CEQUASA
    Com satisfação podemos divulgar o evento na cidade de Marabá, pela qual tenho especial carinho.
    Conto a razão: estive por 45 dias na antiga Marabá, pelo Projeto Rondon, em 1979, com mais dois colegas da faculdade. Nós três ministramos treinamento voluntário para profissionais de todas as farmácias que existiam da cidade. Vou procurar fotos e postarei aqui neste blog. Tenho foto de um filhote de guaxinim que o grupo de estudantes tratou depois de ele ter sido baleado em uma das pernas por uns caçadores. Boas recordações…
    Pedimos apenas a seguinte contrapartida: apor nosso logo como apoio no site do evento e em outros materiais de divulgação, além de nos enviar os contatos dos participantes.
    Por favor enviem-nos imagem eletrônica do evento para colocarmos no comunicado que enviaremos para os nossos contatos.
    Podemos inclusive contribuir com o envio dos dois volumes do livro "Implementação de Sistemas da Qualidade e Segurança dos Alimentos", do qual sou uma das autoras, para serem sorteados ao final do evento.
    E-mail para envio dos materiais: fooddesign@fooddesign.com.br
    Att,
    Ellen Lopes, Ph.D.

Português PT English EN Español ES