Programas de integridade do GFSI – Continuação

Dos quatro programas de identidade, ontem falei sobre Integridade do Produto e iniciei o relato sobre o que o GFSI tem a respeito de Programas de Integridade propriamente dito, o que completo a seguir: 

Dentro dos Programas de Integridade, o aumento de credibilidade das auditorias ocupa lugar de destaque. As seguintes ações fazem parte deste item:
• Nível mínimo de competências necessárias para que um auditor possa realizar auditorias de forma eficaz: já estudado, consensado e publicado
• Exame de conhecimento – está sendo elaborado e será publicado e julgado já neste início de 2014
• Avaliação de habilidade: também em elaboração. Deve ser finalizado até julho de 2014, para realização de um piloto no final de 2014
• Credenciamento modelo: está sendo desenvolvido com base na ISO 17024 para registrar auditores até o final de 2014. 
Ainda dentro dos Programas de Integridade, foram estabelecidos grupos locais de apoio ao GFSI no Japão, China, Estados Unidos/ Canadá e Yves anunciou para breve um grupo no Chile.

Programa de integridade do GFSI
 
Público–Privada. Nem há que se discutir que é essencial que todo este trabalho do setor privado nucleado pelo GFSI seja reconhecido e apoiado pelos setores governamentais. Nos Estados Unidos o GFSI já vem dialogando e contribuindo com o FDA para o desenvolvimento da regulamentação do chamado FSVP – Proposed Rule for Foreign Supplier Verification Programs for Importers of Food for Humans and Animals Clique aqui, decorrente da publicação do FSMA – Food Safety Modernization Act em 2011, sobre o qual há posts publicados neste blog nos anos de 2012 e 2103.
Outra ação nesse sentido é a análise de gaps que está sendo realizada entre o esquema USDA-AMS e o documento de diretrizes. O AMS é o Agricultural Marketing Service, uma agência do USDA (United States Department of Agriculture).
O GFSI também estabeleceu com o governo chinês trabalho conjunto para benchmarking do HACCP governamental daquele país, e para formação de grupo de apoio local. 
Meu comentário: e o Brasil, por que não tem ainda grupo de apoio? Ousaria dizer que falta ainda mais coesão e participação dos stakeholders da nossa cadeia de alimentos. Eu, e mais alguns colegas já iniciamos alguns esforços, mas ainda falta coesão. Mas podem estar certos que juntos chegaremos lá!

Programa de Comunicação

As Conferências Globais e os GFSI Focus Day têm sido a grande ferramenta de comunicação para toda a comunidade global.

Paralelamente, várias têm sido as ações de apoio ao redor do mundo, com especial destaque ao apoio dado pela Food Design no Brasil, que trouxe o board  do GFSI ao Brasil pela primeira vez em 2010, e, posteriormente, através deste blog, se tornou mídia partner do GFSI.  

 
Food Design, mídia partner do GFSI no Brasil
 
Estratégias do GFSI até 2015
Acredito que todos estejam curiosos para saber quais são estas estratégias, certo?
Vou relatá-las, mas só na próxima segunda-feira. Aguarde.
Bom fim de semana a todos, com muita segurança de alimentos!

Português PT English EN Español ES