Programação surpreendeu – Destaques continuação – parte 2

Um tema bastante atual e pertinente foi tratado no painel “Big Data”. Este tema, talvez não muito familiar e compreendido por nós técnicos, foi abordado com muita propriedade por especialistas como Jeffrey Welser da IBM Research e John Besser do CDC, ambos dos Estados Unidos, que mostraram como “Big Data” pode revolucionar a gestão da segurança de alimentos, através do uso de vigilância genômica, que já é realidade e já está transformando nossa capacidade de detectar e resolver problemas de segurança de alimentos.
Representantes das entidades regulatórias tais como Mike Taylor do FDA e Michael Scannel da European Commission DG SANTE (Comissão da União Europeia para Saúde e Segurança de Alimentos) também surpreenderam:  durante  as primeiras GFSCs, a presença das autoridades públicas era rara, mas agora, participaram ativa e colaborativamente em vários painéis de debate, com uma mensagem clara: certificações reconhecidas pela GFSI podem, ou poderão em breve, ser consideradas em suas avaliações de risco.
Além destes destaques, pudemos ouvir de vários palestrantes sobre sua experiência pessoal quando estiveram no
olho do furacão de grandes crises de segurança de alimentos.
Fato importante a ser mencionado, é ausência de autoridades brasileiras, da área regulatória ou pertencentes a organismo de acreditação, nem como palestrante, pode ser verificado no Programa Oficial clicando aqui, nem como participante inscrito, como constatou quem participou e recebeu a listagem dos inscritos. Nota de louvor há que se fazer para as Forças Armadas, que enviaram a Tenente Coronel Fernanda Peixoto, que sabemos ser extremamente atuante em segurança de alimentos.

Autor: Ellen Lopes, Food Design & IRSFD.

Seu comentário é bem vindo!

Para comentar, clique no título do post na relação de títulos “Arquivo do blog”, listados à direita na tela, o que abrirá uma janela no final do texto do post em questão, onde você pode fazer seus comentários, que são gerenciados por nosso moderador.
Português PT English EN Español ES