Programa Global Markets – um caminho para acesso ao mercado e à certificação – Parte 3

Para fechar o assunto do Programa Global Markets do GFSI, vou expor as vantagens do Programa apresentadas pela Michelle durante sua palestra na Conferência.Michelle afirmou que “muitas empresas compradoras têm apoiado o Programa, o que alavanca o desenvolvimento de negócios e estimula o comércio local, regional e internacional. As vantagens abrangem os diferentes stakeholders da cadeia de alimentos, conforme a seguir:

  • Varejistas, proprietários ou não de marcas própria, para fabricantes em geral e para food service

A implementação de normas reconhecidas pelo GFSI implicam na adoção de ferramentas eficazes de gestão de risco, que resultam em proteção para as marcas. 


A adoção do Programa Global Markets gera convergência entre as cadeias de fornecimento, poupando recursos, melhorando as relações entre os diferentes atores, permitindo ganhos no processo de compras.O Programa permite às empresas compradoras evidenciar que pequenas empresas, ou empresas com menor desenvolvimento atendam a princípios fundamentais de segurança de alimentos, servindo como uma verdadeira via de acesso ao mercado, em qualquer lugar do mundo.

  • Governos e entidades regulatórias

O Programa promove colaborativamente o cumprimento da legislação,impulsiona o setor privado no cumprimento da legislação, e permite melhor alinhamento das abordagens públicas e privadas.


É um sistema completo de gestão da segurança de alimentos da cadeia de fornecimento, que serve como uma plataforma para a implementação e melhoria contínua da segurança de alimentos  de empresas regionais.
  • Fornecedores

Pesquisas demonstram que empresas certificadas são mais disciplinadas, eficientes e lucrativas e que a melhoria contínua é promovida.


A implementação da segurança de alimentos fornece evidências em casos de defesa legal.


Português PT English EN Español ES