Programa Global Markets – um caminho para acesso ao mercado e à certificação – Parte 1

No 1o dia do evento, houve uma “Induction Session”, que é uma sessão especial pré-evento para discutir aspectos mais básicos para o público que ainda não está familiarizado com o que é o GFSI – Global Food Safety Initiative.  Como muitos dos leitores do blog já estão familiarizados com estes aspectos básicos, preferi abordar aspectos que me pareceram mais relevantes. Caso haja leitores que desejem que eu aborde em próximos posts esta parte mais básica, é só enviar solicitação na parte “Comentários” ao final deste post, ou escrever para fooddesign.com.br
Assim sendo, vou abordar a palestra feita por Michele Shewmaker sobre Programa Global Markets. Michele é Gerente Sênior de Supplier Food Safety-Compliance do Wal-Mart, Estados Unidos, e tem trabalhado ativamente neste Programa.

Michele Shewmaker, Wal-Mart, Estados Unidos e Ellen Lopes, Food Design
Direitos da foto: Ellen Lopes
O Programa Global Markets é uma iniciativa focada na capacitação para pequenas empresas, ou empresas menos desenvolvidas, lançada pelo GFSI, que consiste em uma abordagem passo a passo para implementar os requisitos das normas/ esquemas de gestão da segurança alimentos reconhecidas pelo GFSI.
Através desta abordagem, fica mais fácil para as empresas terem acesso aos mercados locais e ou internacionais, através de um sistema de aceitação mútua, criado ao longo da cadeia de abastecimento. Foi desenvolvido tanto para produção primária como para fase industrialização de alimentos.
O programa consiste em três fases, e fornece “ferramentas” para ajudar as organizações a compreenderem e implementarem o Programa. Este conjunto de ferramentas está disponível para download em www.mygfsi.com
As três fases do programa são definidas como segue:
Fase 1: Nível básico – requisitos mínimos de Segurança de Alimentos GFSI fundamentais para serem implementados pela empresa em um período de doze meses.
Fase 2: A empresa deve avançar para o próximo nível, onde uma segunda série de requisitos de segurança de alimentos GFSI requisitos deve ser implementada dentro de um período de 12 meses.
Fase 3: Após este período de dois anos, a empresa deve ser capaz de avançar para a certificação completa para um esquema reconhecido pelo GFSI.


Fonte: GFSI
Para ficar mais claro indicamos os passos para a implementação, conforme esquema mostrado por Michelle.



Português PT English EN Español ES