O Sistema de Alimentos em Mudança: para frente ou para trás?


Hoje vou apresentar alguns interessantes insights do Professor Jayson Lusk, do Departamento de Economia Agrícola na Universidade de Oklahoma State, Estados Unidos. Ele publicou mais de cem artigos em revistas e jornais sobre temas relacionados com o comportamento do consumidor, bem como a comercialização e política de alimentos.


Jayson falou sobre as mudanças que vêm ocorrendo no sistema de alimentação, riscos e os consumidores. Começou apontando que, “hoje, menos tempo é gasto na preparação dos alimentos, e cada vez menos renda é gasta para alimentação. Mais frutas e legumes estão sendo comidos e, embora haja quem pense diferentemente, cada vez mais os alimentos são mais seguros do que nunca. Hoje, o sistema alimentar proporciona alimentos mais nutritivos, cuja conveniência é maior do que nunca. São a ciência e a tecnologia que tornaram isso possível”.

Estou racionalmente otimista sobre o futuro. Eu acredito nos agricultores e processadores que estão lá fora, tentando obter melhor comida para nós“, complementou Lusk.

Jayson opinou também que as indústrias de alimentos nos Estados Unidos se dedicaram a fazer alimentos mais caros, colocando os menos afortunados em desvantagem, e impedindo que se tirasse pleno partido das novas tecnologias.

Tenho que concordar com Jayson que os alimentos hoje, claro que considerando regiões e ou países de adequado poder de consumo, se comparamos a situação atual com 100 anos atrás, é difícil não enxergar a diferença de nosso sistema alimentar. Hoje, um único agricultor pode produzir muito mais alimentos do que um grande conjunto de produtores do passado. No entanto, alguns acreditam que precisamos voltar a uma era onde as coisas eram “melhores, enquanto outros acreditam que o caminho é“para frente”, com mais desenvolvimento em ciência e tecnologia”. Eu acredito muito na evolução da ciência e tecnologia, mas penso também que e ciência não é um poder divino que tudo resolverá, cabendo aos humanos também usarem de mecanismos de harmonização da população para a capacidade limitada do nosso hospedeiro Terra.


Professor Jayson Lusk, do Departamento de Economia Agrícola na Universidade de Oklahoma State, Estados Unidos


Apoio de redação: Pablo Laube
Apoio na publicação: Simone Souza

Português PT English EN Español ES