Inovação, Conexão Mundial e Alimento Seguro

Cerca de 1000 stakeholders da área de segurança de alimentos de todo o mundo se reuniram em Bellevue, Seattle, dia 26 para abertura oficial da Conferência GFSI 2020, focada em inovação e centrada no tema: “Um Mundo Conectado. Um Fornecimento de Alimentos Seguros”.

Embora os Estados Unidos tenham sediado mais Conferências GFSI do que qualquer outro país, em Seattle é a primeira vez. Seattle é um polo tecnológico significativo e ideal para a 19ª edição da Conferência GFSI.

No dia anterior, durante o Discovery Tour, os participantes experimentaram em primeira mão o quanto inovador é Seattle. Esse Discovery Tour foi organizado por três das seis das empresas da revista Fortune 500: Amazon, Costco e Starbucks, que têm sede em Seattle. Os participantes tiveram acesso aos bastidores, podendo ver alguns de seus locais de trabalho mais revolucionários, desde o depósito original da Costco, até o BFI4 Fulfillment Center da Amazon. Nesse centro, trabalham robôs e humanos em perfeita colaboração, preparando os pedidos para serem despachados. Em cada um desses locais, profissionais de segurança de alimentos explicaram os avanços tecnológicos ajudam a manter os alimentos seguros.

As plenárias do primeiro dia tiveram foco em tecnologia e inovação, sem perder de vista o elemento humano.

O GFSI completou 20 anos em 2020 e recebeu muitos votos de felicitações de seus apoiadores de todo o mundo. Um vídeo mostrou saudações dos líderes do Codex Alimentarius, da FSA do Reino Unido e de várias outras autoridades.

O ano de 2020 marca um momento de mudança na governança e na estratégia para o GFSI, como Peter Freedman, Diretor Administrativo do Fórum de bens de consumo, observou em sua apresentação de abertura. “Agir é mais urgente do que nunca”, disse ele, citando a defensora do clima Greta Thunberg. “Nossa agenda continua sendo de mudança positiva, mas temos que urgenciar as mudanças”.

A diretora do GFSI, Erica Sheward, que assumiu o cargo em outubro e está participando de sua primeira Conferência GFSI, solicitou a todos que durante o evento deixassem seus interesses comerciais de lado para se dedicar integralmente ao objetivo de “um mundo onde todos os alimentos são seguros”. Ela convidou o público a reconhecer esse compromisso: todos do auditório lotado se levantaram – um símbolo visual impressionante da missão compartilhada por todos presentes*.
*Nota: estando eu entre eles.

Autor: Dra. Ellen Lopes

Texto adaptado de mygfsi.com/ (*adição nossa)
Foto: Evento GFSI 2020 – edição Dra. Ellen Lopes.

Português PT English EN Español ES