Do bom e do melhor por poucos euros

Sábado, 28 de fevereiro, foi um dia de descanso, pois no dia seguinte eu teria que estar logo cedo no aeroporto para a próxima etapa da viagem a Kuala Lumpur. Assim, fiz um passeio a pé pelo Passeig de Gràcia e fui jantar no El Corte Inglés, tradicional loja de departamentos de Barcelona. 

Aqui na Catalunha, o presunto pata negra é um “must”. Pode-se fazer uma boa degustação a um preço bastante convidativo na seção gourmet do El Corte Inglés. 

No balcão de degustação, pedi meia porção de presunto ibérico bellota, considerado o mais premium entre os jamones espanhóis, e meia porção de queijos da região. Pedi ao atendente que as marcas fossem as melhores disponíveis. 

O presunto foi da marca 5 Jotas, e os queijos recomendados foram o Payoyo (cabra), Blancafort (cabra) e Dehesa de las llanos (manchego). Claro que isso pede um vinho – tomei uma taça de Blecua Somontano, tinto da região de Aragón. Acompanhamento obrigatório: pão com tomate.

Foi sensacional, especialmente o queijo Payoyo que o gentil atendente me explicou ter sido o vencedor do World Cheese Awards, Londres, 2014. Preço super bom: 21 Euros. Altamente recomendado!

Dúvida existencial: não sei se eu trabalho com alimentos porque gosto de experimentar as boas comidas que há no mundo, ou se é por gostar de experimentar as boas comidas que há no mundo que eu trabalho com alimentos…


Português PT English EN Español ES