Discurso de abertura e de boas vindas – Parte 1

Segurança dos alimentos em uma Economia Global

Mike Robach, Vice Presidente para Segurança de Alimentos e Assuntos Regulatórios da Cargill, Estados Unidos, deu as boas vindas aos participantes, relembrando o tema de 2012: ”Segurança de alimentos é responsabilidade compartilhada”. Mike enumerou os desafios para a segurança dos alimentos em uma economia global em tempos de incertezas econômicas: o perigo de protecionismo; os conflitos globais; o crescimento da população; o aumento da demanda de grãos, parte em função no seu uso para biocombustíveis, dentre outros. Mike continuou: “A estrutura e mecanismo para uma parceria global eficaz já existem. Os fatores chave são: Pessoas, Ciência, Sistemas, Interfaces e Relacionamento”. Mike afirmou que os recursos devem ser aplicados de forma eficaz, baseados em ciência e risco, acrescentando que o aumento da confiança na segurança de alimentos reforça o comércio global e o livre comércio facilita o acesso aos alimentos. 

Fiquei otimista em perceber que tenho a mesma opinião: os desafios de um sistema global de alimentação em tempos de incertezas econômicas são gerenciáveis, desde que se busque soluções baseadas na ciência, tendo academia,  indústria, produtores e governos trabalhando juntos em uma parceria global.

Mike Robach, Cargill, Estados Unidos



Yves Rey, Diretor Geral Corporativo da Qualidade da Danone, França, iniciou seu discurso afirmando que “alimento seguro é um requisito fundamental para a sustentabilidade do negócio e de sua rentabilidade“. Com grande entusiasmo, Yves ressaltou o papel central que o GFSI tem assumido no século 21: “O GFSI reúne alguns dos melhores especialistas do mundo, constituindo-se em um fórum aberto e valioso, capaz de reunir de uma forma global os vários stakeholders.Esta plataforma valiosa tem a missão de melhorar a segurança de alimentos, e de conduzir esta segurança com foco na melhoria contínua. O futuro reserva muitos desafios e muitas possibilidades”. Yves enfatizou que estes desafios precisam ser abordados de forma colaborativa,  acrescentando: “Ao trabalharmos juntos, o céu é o limite“.

Yves Rey, Danone, França


Michael Taylor, Representante para Alimentos e Medicina Veterinária do FDA, Estados Unidos, lembrou a importância dos alimentos importados para a população dos Estados Unidos. Ele falou da nova abordagem para segurança de alimentos trazida pelo FSMA – Food Safety Modernization Act, apontando aos participantes que este regulamento fez com que a política pública começasse a mudar do modelo inspeção para incorporar a prevenção.

Ele acenou que parcerias público-privadas podem ser feitas, porém sem mencionar algum fato novo no horizonte. No ano passado, relembro aos leitores que acompanharam o blog, que ele havia acenado com a possibilidade de reconhecimento das auditorias com base em normas reconhecidas pelo GFSI, mas me pareceu que o assunto está sem definição.

Michael Taylor, FDA, Estados Unidos


Continua no próximo post.






Seu comentário é bem vindo!


Para comentar, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim.


Português PT English EN Español ES