Cultura de Segurança de Alimentos

Ryk Lues, Professor de Segurança de Alimentos, da Faculdade de Saúde e Ciências Ambientais da Universidade Central de Tecnologia, África do Sul, apresentou um exemplo de Cultura de Segurança de Alimentos.


Ryk Lues,  Faculdade de Saúde e Ciências Ambientais da Universidade Central de Tecnologia, África do Sul.

Segundo Lues “Garantir a segurança de alimentos … além de inspeções regulatórias, testes e treinamento … requer uma melhor compreensão da cultura organizacional e as dimensões humanas … “, ou seja, uma compreensão de dimensões humanas e cultura organizacional que garante a segurança de alimentos, além estabelecer regras para inspeções, testes, acompanhamento e formação.

Foi feito um paralelo entre comportamento de segurança de alimentos, tanto em casa quanto no trabalho e apresentado alguns dos riscos nos diferentes papeis, como por exemplo:

1) Consumidores: maioria dos riscos associados ao ambiente doméstico com comportamentos de risco, tais como falta de conhecimento sobre a composição do produto, animais domésticos dentro da cozinha, armazenamento de carne na parte superior da geladeira, uso da mesma tábua de cortar, armazenar alimentos além do prazo de consumo indicado, não lavar as mãos, multiuso de pano/esponja/toalha e aplicação de temperatura insuficiente.

2) Manipuladores: riscos associados à tocar boca com as mãos, usando a mesma toalha para limpar diferentes localidades, enxugando as mãos no rosto ou roupas durante o trabalho.

3) Gestores: ausência de competências de liderança, ou seja, motivação, competência e visão, falta de propriedade sobre a cultura institucional e sobrevivência econômica, às vezes, falta de conhecimento, habilidades e motivação, visão de uma cultura onde se emprega o “eles” ao invés de “nós e ter a sistemática de segurança de alimentos dirigida de forma reativa ao invés de pró-ativa.

Pode-se entender a cultura como ” Um grupo de pessoas guiadas em seus comportamentos por sua crença em conjunto a importância da segurança e da sua compreensão partilhada que cada membro voluntariamente defende normas de segurança e vai apoiar outros membros para esse fim comum”. “Cultura de Segurança é: atitudes, valores, normas e crenças que um determinado grupo de pessoas compartilham no que diz respeito ao risco e segurança”. Ela depende do envolvimento de todos, conforme mostra a figura abaixo.

Fonte: slide da conferência
Apoio de redação: Pablo Laube
Apoio de publicação: Thaís Ferreira
Seu comentário é bem vindo!
Para comentar, com o post aberto, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim. Será solicitado “comentar como” e você terá que selecionar seu perfil.
Nota para quem precisar de mais explicações: você pode se identificar da forma que preferir, sendo que recomendamos que você use a opção “Nome/URL”, onde será solicitado informar o nome e um URL seu, o que significa link de alguma rede social, ou blog ou site do qual você faça parte. Exemplo de como pegar seu URL do Facebook: abra sua página de perfil e copie o endereço que aparece no navegador. Há também a opção de colocar como anônimo, mas neste caso não será possível entrar em contato com você. 

Português PT English EN Español ES