Conferência, dia 2: tendência das práticas domiciliares de segurança de alimentos


Escolhi esta palestra porque tenho um especial interesse pelo tema, e também porque acredito que toda a sociedade de segurança de alimentos deveria estar mais atenta a esta parte da cadeia de alimentos.

Todos sabemos que uma parte significativa dos surtos acontece por descuidos, ou por falta de informação nas etapas que ocorrem nos lares. Alguns autores estimam esse percentual em 15% a 20%, mas em países menos desenvolvidos, onde as pessoas costumam se alimentar mais frequentemente em seus lares e consomem menos produtos industrializados, o número deve ser muito maior.

Christine M. Bruhn, PhD do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade da Califórnia em Davis,  nos Estados Unidos, enfatizou a importância da segurança dos alimentos nos lares dos consumidores, relatando dados de pesquisa desde a compra dos produtos alimentícios até o seu armazenamento e preparo domiciliar.

Christine M. Bruhn, da Universidade da Califórnia – Davis


Christine mostrou um gráfico com a porcentagem das pessoas que foram observadas visualmente lavando as mãos em momentos críticos do preparo de alimentos, como após manusear frango cru e quebrar ovos crus, ou antes do preparo efetivo dos alimentos. Detalhe: essas pessoas sabiam que estavam sendo observadas.

Veja só que resultados chocantes:


Observe que o número de pessoas envolvidas na pesquisa é muito significativo, cerca de 4500.

O dado que mais me chamou a atenção é que cerca de 50% das pessoas observadas afirmavam já ter tido algum curso ou formação relevante sobre segurança de alimentos. Se as pessoas agiam dessa forma mesmo sabendo que estavam sendo observadas, imaginem quais seriam os resultados se não soubessem…

Christine apresentou um grande número de dados de várias outras pesquisas, cujas conclusões resumo a seguir:

  • a proporção de consumidores que não seguem os cuidados recomendados é muito alta
  • a adesão real para um manuseio seguro não é tão grande quanto o comportamento relatado verbalmente levaria a crer
  • se o alimento contiver agentes patogênicos, a contaminação cruzada é provável
  • os educadores devem enfatizar as técnicas de lavagem
  • as tecnologias avançadas podem significar mais proteção para osconsumidores
  • os consumidores parecem receptivos à utilização de tecnologias avançadas para aumentar a segurança


O Dia 2 foi muuuuito longo. Fique no ar, ainda temos bastante informação pela frente!




Seu comentário é bem vindo!


Para comentar, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim.
Português PT English EN Español ES