Desvendando as alterações da 9ª edição da norma SQF – P.03 – LeAnn Chuboff, Vice President, Technical Affairs, SQFI

SÉRIE SQF Global Conference 2020 📡
IRSFD Observatory

Ah, se você perdeu o post anterior, sem problema! É só acessar: http://bit.ly/3oCierp

Continuando com as alterações chave da Norma SQF 9ª edição:

 Alterações no código de fabricação de alimentos, agora denominado Food Manufacturing: a nova versão do código combinou, consolidou e eliminou requisitos duplicados.

Na parte A,  quanto à auditorias:

  • O requisito de obrigatoriedade para o estágio inicial da auditoria para as certificações iniciais foi removido.
  • Foi incluída a opção de atividades remotas permitindo auditoria hibrida, na qual  atividades de pré auditoria podem ser de forma remota.
  • A tabela de duração da auditoria foi removida. Deve-se passar a utilizar o guia de referência de duração doa GFSI.
  • Esclarecimento para atividades quando uma instalação é suspensa ou no caso de fnão conformidades em auditoria – não houve alteração, apenas dada maior clareza, sendo  criada uma tabela “Se/Então” (If/Then) para referênciar ações a serem realizadas quando se observa uma ocorrência (If) e o que deve ser feito (Then) para obter a certificação.

  Alterações na parte B, grupo de requisitos “ fabricação de alimentos”,  propriamente dita:

  • Foi incluída uma nova seção sobre Cultura de Segurança de Alimentos no grupo de Comprometimento da Direção, que segundo Ann não é necessariamente um requisito novo, mas sim que recebeu a nova denominação: “Desempenho de Cultura de Segurança de Alimentos”. Inclui claramente a exigência do compromisso da alta direção em liderar, apoiar e avaliar a performance da Cultura de Segurança de Alimentos. Isso é amplamente baseado nos esforços da GFSI e exige que os objetivos de Segurança de Alimentos e suas medições de performance sejam estabelecidos, documentados e comunicados para as funções relevantes. Outros requisitos: disponibilizar recursos adequados para atender aos objetivos, garantir que os requisitos aplicáveis do sistema SQF sejam adotados e mantidos, positivamente encorajar a equipe para notificar potenciais desvios, dar autonomia para equipe agir sobre desvios dentro do seu escopo de trabalho.
  • No Controle de documentos e registros foram adicionados requisito para o período de retenção mínimo considerando a vida útil do produto.
  •  “Especificações e desenvolvimento de produto”, passa a ser: “Especificações, formulações, realização e aprovação do fornecedor”. Formulação de produtos para deve ser desenvolvida por pessoas autorizadas, bem como revisão quando houver alterações no material, ingredientes e equipamento.
  • O planejamento de gestão de crises foi denominado “Rastreabilidade do produto e gestão de crise” e incluiu requisitos adicionais para testar o sistema de recall de produtos de diferentes turnos, onde houver materiais usados em vasta gama de produtos, e produtos que sejam expedidos para grande diversidade de clientes.
  • Os requisitos de rotulagem foram enfatizados e requisitos foram adicionados com relação à aprovação, uso, verificação e reconciliações de rótulos.

Quer baixar os códigos SQF?

Acesse: https://www.sqfi.com/resource-center/sqf-code-edition-9-downloads/

Autor: Luísa Freire, Colunista do IRSFD:
Mini bio: Luísa é Engenheira de Alimentos e Doutora em Ciências dos Alimentos. É Pesquisadora Colaboradora da Unicamp com foco em Microbiologia de Processos e Termobacteriologia, Segurança dos Alimentos, Processos Fermentativos com amplo domínio em análises microbiológicas e análises físico-químicas, cromatografia, espectrometria de massas e análise de dados.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luisa-freire-29a47b72/

Curadoria: Ellen Lopes e Mayara Athayde

Fonte:

Evento SQF Global – Palestra Codebreakers seu Guia introdutório às mudanças na edição 9. Palestrante:LeAnn Chuboff

Códigos SQF. Disponível em: <https://www.sqfi.com/resource-center/sqf-code-edition-9-downloads/>.

Norma SQF. Disponível em: <https://s2gestao.com.br/sqf/>.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES