Desvendando as alterações da 9ª edição da norma SQF – P.02 LeAnn Chuboff, Vice President, Technical Affairs, SQFI

Feliz Ano Novo!!!

SÉRIE SQF Global Conference 2020 
IRSFD Observatory 

Desvendando as alterações da 9ª edição da norma SQF – P.02

LeAnn Chuboff, Vice President, Technical Affairs, SQFI

Após uma interrupção devida ao acúmulo de tarefas para fechamento do ano, iniciamos 2021 retomando a série SQF Global Conference 2020. Serão 3 posts: P.02, P.03 e P.04 sobre as alterações havidas na 9a edição da norma SQF, publicada em 2020, cujas auditorias passam a ser obrigatórias a partir de 24 de maio de 2021.

A Norma SQF

A SQF, norma da FMI, The Food Industry Association, é a mais demandada para certificação de indústrias de alimentos nos Estados Unidos e Canadá. É uma das normas reconhecidas internacionalmente pela GFSI para certificação de terceira parte. É credenciada conforme a ISO 17065 para Certificação de Produtos. Visa a utilização do programa APPCC/ HACCP de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle como base para o para controle de perigos à segurança de alimentos. A SQF celebrou 25 anos em 2020, lançando sua nona edição com o objetivo de melhorar sua estrutura e incluir alguns novos requisitos, dentro os quais a Cultura de Segurança de Alimentos.

Sobre a FMI

É uma associação que congrega varejistas e atacadistas de alimentos, responsáveis por 40.000 lojas de varejo e 25.000 farmácias, com sede em Arlington, Estados Unidos.

Quais são as principais alterações da 9ª edição da SQF?

  1. Reorganização dos códigos conforme ilustração abaixo.
  2.  O Código de produção primária foi dividido em três códigos, específicos para áreas de produção animal (primary animal production), produção vegetal primária (primary plant production) e aquicultura (aquaculture).
  3. Os requisitos sobre fabricação de produtos de origem animal, fabricação de alimentos para pet e ração animal foram removidos e separados em códigos individuais, de forma a melhorar a abordagem do risco específico para cada segmento.
  4. Os códigos de estocagem e distribuição e de fabricação de embalagens permaneceram em códigos individuais.
  5. Os requisitos sobre fabricação de suplementos dietéticos ficaram em um código específico para esse tipo de alimento.
  6. O código da qualidade que inclui também segurança de alimentos ficou separado, sendo aplicável a qualquer padrão GFSI (Global Food Safety Initiative).
  • Além da reorganização dos códigos, algumas alterações chave foram:
  • Produções primárias: adições de requisitos da GFSI, monitoramento do ambiente dos armazéns e da qualidade da água, além de especificidades para cada commodity.
  • Ração animal: inseridos programas baseados no sistema APPCC/ HACCP e referências a controles preventivos, remoção das referências a CIP, avaliação sensorial e gelo.
  • Alimentos para pet: alteração de “Alergênicos” para “Alimentação para pet com preservação da identidade”, mantendo-se os requisitos de alergênicos, mas permitindo uma melhor identificação dos riscos específicos.
  • Embalagens de alimentos: esclarecimento e customização da linguagem para o setor de embalagem de alimentos, monitoramento ambiental menos prescritivo; além de linguagem apropriada sobre o uso de outros materiais, como material reciclado.
  • Estocagem e distribuição:  plano de segurança de alimentos baseado em APPCC/ HACCP; inclusão de controles preventivos e de procedimentos adicionais para garantir que os processos aplicados aos materiais antes da distribuição não representem um risco para a segurança de alimentos, ou que possa haver perda de rastreabilidade.

Aguarde Post P.03 com outras alterações chave da Norma SQF 9ª edição.

Quer baixar os códigos SQF?

Acesse: https://www.sqfi.com/resource-center/sqf-code-edition-9-downloads/

Autor: Luísa Freire, Colunista do IRSFD:
Mini bio: Luísa é Engenheira de Alimentos e Doutora em Ciências dos Alimentos. É Pesquisadora Colaboradora da Unicamp com foco em Microbiologia de Processos e Termobacteriologia, Segurança dos Alimentos, Processos Fermentativos com amplo domínio em análises microbiológicas e análises físico-químicas, cromatografia, espectrometria de massas e análise de dados.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luisa-freire-29a47b72/

Curadoria: Ellen Lopes e Mayara Athayde

Fonte:

Evento SQF Global – Palestra Codebreakers seu Guia introdutório às mudanças na edição 9. Palestrante:LeAnn Chuboff

Códigos SQF. Disponível em: <https://www.sqfi.com/resource-center/sqf-code-edition-9-downloads/>.

Norma SQF. Disponível em: <https://s2gestao.com.br/sqf/>.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES