Highlights do Congresso Brasileiro do Agronegócio – Associação Brasileira do Agronegócio (Abag)

 Painel 2: Agronegócio: meio ambiente e mercados

O painel foi composto por grandes profissionais do agro como, Liége Correia Diretora de sustentabilidade da Friboi/JBS e vice-presidente da ABAG; Gonçalo Pereira, Professor titular da – UNICAMP; José Carlos da Fonseca jr, Embaixador, Co facilitador da coalizão Brasil – Clima, Floresta e Agricultura e Fabiana Perobelli, superintendente de Relacionamentos da B3. 

Os tópicos abordados no painel foram:

  • A integração do mercado com o meio ambiente

É uma temática importante, pois ambas se relacionam, com aberturas de caminhos e possibilidades de trabalhar os dois pilares em conjunto. Um exemplo disso é a Revolução verde, que teve seu auge na década de 1970 com abertura de agencias como a Embrapa, voltadas para inovações tecnológicas no setor da agricultura e pecuária. Esse momento da história levou o Brasil de importador líquido de alimento, para exportador fundamental, que como potência agroambiental, enfrenta os desafios, mas também aproveita as oportunidades que o agro oferece;

  • Os Títulos verdes, sociais e ambientais

são títulos que irão financiar projetos com um impacto ambiental positivo. Eles vêm crescendo cada vez mais no Brasil, a palestrante Fabiana Perobelli apresentou alguns dados desse crescimento. Em 2020 a somatória dos títulos que tem foco socioambiental chegou em 6 bilhões de reais, em 2021 totalizaram 30 bilhões de reais e no primeiro semestre de 2022 o Brasil já ultrapassou os 40 bilhões de reais, ainda é incipiente na visão da palestrante, quando comparamos com o mercado internacional, mas já demonstra uma curva que tende a aumentar;

  • Escritórios Verdes

 A JBS tem 17 escritórios verdes, com o objetivo de ajudar o produtor com a Regularização Ambiental, que é uma exigência da legislação ambiental, usada como medida de controle das atividades do produtor, garantindo assim, a preservação do meio ambiente O escritório também todo setor da pecuária e os seus fornecedores, na regularização e assistência técnica gratuitamente. “A sustentabilidade não é parte da estratégia, ela é a estratégia”, diz Liége Correia, na visão da palestrante o maior preservador de florestas é o agronegócio, e para ter um crescimento de mercado é necessário preserva e desenvolver juntamente com os produtores rurais.

  • Carbono Negativo

O Conceito de Carbono Negativo não engloba somente o controle da emissão de CO2, mas sim remover mais do que é emitido.  Conforme Gonçalo Pereira professor da Unicamp, o Brasil é um país de carbono neutro, ele caracteriza esse dado como sendo pouca ambição do país, pois ele acredita que o Brasil tem potencial para se transformar em carbono negativo. Ele apresentou uma estratégia para que essa transformação se concretizasse, com o plantio da cultura da planta Agave que poderia ser plantada no sertão brasileiro e utilizada para capturar carbono líquido, além da possibilidade de retirar 30% da plantação e convertida em carvão, para ser usado no enriquecimento e na recuperação de solo. Essa alternativa criaria 300 refinarias com biogás, gerando empregos e lucros para o Brasil.

 Dois argumentos foram destacados pelos palestrantes: “A fotossíntese é um dos principais produtos de exportação do Brasil” e “Estamos escrevendo o manual da sustentabilidade”, pronunciadas primeiramente pelo moderador do debate, André Guimarães, diretor executivo do IPAM, e em seguida reforçadas pelos participantes do painel.

Fabiana Perobelli, palestrante teve destaque ao responder a seguinte pergunta do Ótimos Engenheiros: “como podemos alavancar o número de projetos sustentáveis pelo governo? “. A palestrante levanta alguns pontos como: o maior investimento na regulação do mercado verde e de carbono, o que contribuirá para atrair um fluxo de estrangeiros para a compra destes títulos, aumentar a capacidade de certificação dos projetos, para alavancar a oferta desses produtos.

Nos siga nas redes sociais para acompanhar a postagem dos próximos painés!!

Autor: Thayna Bueno, Trainee do IFDrs com curadoria Mayara Athayde e Dra. Ellen Lopes.

Referências:

Dados do Gov. Disponível em: <Ausagave (www.gov.br)>

Dados da B3 Disponível em: <Títulos verdes | B3>

Dados do Sebrae Disponível em: <Manual de regularização ambiental – Sebrae>

Dados da Embrapa Disponível em: < Sobre a Embrapa – Portal Embrapa>

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES