SÉRIE IFDrs de Caso Sucesso: empresa Tensei

Entrevista

Mayara Athayde, Gerente de Relacionamento do IRSFD entrevistou Thiago Diniz, proprietário da Tensei.

  • Qual o História da empresa?

Fundada em 2014 por Bernadete Romansini, era budista e vegetariana, como ela enfrentava dificuldades para comprar alimentos que seguiam uma linha plant-based/ vegana, ela começou a fazer e vender os produtos, com o tempo foi se tornando um pequeno comércio, onde ela vendia para amigos e familiares na serra gaúcha. Em 2017 Bernadete enfrentou problemas de saúde e como não tinha sucessores que pudessem dar continuidade da empresa, ela decidiu vender. Um parente próximo de Thiago tinha contato com a Bernadete e indicou a compra da empresa para eles, que estavam à procura de um novo negócio.

  • Quais são os Produtos da Tensei?

Pilares da Tensei são: Alimentação sustentável e inclusiva, para a inclusão os produtos foram pensados para um público que possui alguma alergia alimentar e pessoas de baixa renda. Alimentação orgânica também era uma linha que eles tiveram o objetivo de implementar na Tensei, implementando uma linha 100% vegetal com foco em uma alimentação balanceada nutricionalmente e que não cause mal ao meio ambiente.

  • Embalagem

São de celofane biodegradável que se degradam em até 8 meses e não é utilizado plásticos, para o fechamento é utilizada uma fita de papel Kraft e uma cola ativada por água.

  • Produção sustentável

Fazem o uso de energia solar, que atende até 60% da produção, na fábrica é feito o tratamento resíduos que sobram ao longo da produção, por meio de uma composteira. Foi implementado uma máquina de ozônio para higienização dos legumes, o que gera uma maior economia de água, pois utilizam apenas 1/3 do que era gasto anteriormente, diminuindo o impacto ambiental. Com o crescimento, eles decidiram aumentar a linha de produtos, começando a produzir juntamente com hambúrgueres, alguns nuggets e salsichas e diferentes de outras linhas o objetivo da Tensei não é chegar em um sabor semelhante ao da carne, mais sim valorizar sabor do legume presente no produto, tentando sempre manter o mais perto do natural.

  • Nutrição

Produzem também alternativas nutricionais para faixa etárias distintas, com hambúrgueres pensados para terceira idade com um aporte de antioxidante, fibra e cálcio, não é exclusivo para essa faixa etária, mas foi pensado para eles. Além de uma linha de nuggets e hambúrgueres para crianças, sendo fonte de ferro, cálcio e zinco, vitamina C, D e B12. Linha de lanches prontos práticos e nutritivos.

O mercado atual é mais restringido a consumidores de classes mais altas, porém a Tensei tem procurados alternativas para barateamento dos produtos e aumentar a inclusão de todas as classes de consumidores, como medida a Tensei tem adotado a compra de matérias primas que seriam descartadas pelo produtor, por não serem atrativas esteticamente, entretanto continuam tendo o mesmo aporte nutricional. Com isso, é possível baratear o produto e evitar o desperdício de alimentos.

  • Quais são as Certificações da Tensei?

O selo de vegano foi algo necessário, porém o publico vegetariano já tem o hábito de ler o rótulo do produto, então não causou uma mudança muito grande, na Tensei. Já o selo de orgânico foi um ganho maior, pela procura crescente de alimentos orgânicos atualmente. Entretanto, o processo para a obtenção deste selo, foi mais complexo, pois é necessário passar por auditorias todos os anos, para continuar comprovando que a linha se manteve orgânica e segue as regras que estão transcritas na legislação.

  • Como foi a participação do Shark Tank Brasil?

*O reality show apresenta investidores a empreendedores que realizam a apresentação do negócio ao investidores “tubarão”, que então podem decidir se fazem uma proposta para colaborar com a empresa.

Thiago comenta que no programa eles são muito rigorosos na seleção das empresas, que passam por auditorias constantes. Os empreendedores realizam um dia inteiro de gravação para o programa, onde apresentam seus investimentos e os Skarks apresentam ou não uma proposta que ajude a empresa. A Tensei participou da quarta temporada do programa e recebeu uma proposta da  Cristiana Arcangeli. Entretanto a empresa optou por não abrir o capital imediatamente, pois precisavam antes investir em equipamentos. O Shark Tank Brasil, ajudou no desenvolvimento da Tensei, através da divulgação e o ganho de networking que acabou abrindo portas ao longo para o crescimento da empresa.

  • Onde Comprar os produtos da Tensei?

A empresa possui alguns pontos de venda e revenda espalhados pelo Brasil, é possível localizar os pontos de compra através do site da Tensei, na aba “onde encontrar” é possível localizar os ponto de venda mais próximo ao consumidor.

Autor: Thayna Bueno, Trainee do IFDrs

Referências:

Disponível em: <Shark Tank Brasil – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)>

Disponível em: <Tensei>

Assista ao Caso de Sucesso completo abaixo:

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES