SÉRIE IFDrs de Caso Sucesso: empresa Maçaix

Entrevista

Mayara Athayde, Gerente de Relacionamento do IFDrs entrevistou Anelise Stahl e Marco Martins, cofundadores da Maçaix

Anelise Stahl é especialista em comportamento sustentável, empresária a mais de 35 anos e oferece a empresa um olhar diferenciado para o design. Também é fundadora e idealizadora da empresa Casa Mundo Brasil Projetos Sustentáveis, implementou no Rock In Rio a norma ISO 20121 de eventos sustentáveis.

Marco Martins é um profissional com grande experiência na área de Gestão e Recursos Humanos, com mais de 30 anos, atualmente tem expertise na frente do Maçaix.

Qual a História da Maçaix?

O Maçaix, extrai o açaí dentro da selva, diminuindo o tempo de processamento pós-colheita para 6h, podendo chegar a 12h, o que muda a qualidade do açaí e melhora os seus aspectos sensoriais. A colheita especial feita pela Maçaix, oferece ao consumidor a referência de onde vem, como é colhido e quais impactos gera ao meio ambiente, mostrando todo o processo realizado para chegar até o consumidor final.

A empresa tem a ciência de que o açaí se degrada após 48h após ser colhido, e a maioria das empresas produtoras de açaí processam a fruta em torno de 28h a 30h após a colheita, o que causa alterações sensoriais, fazendo com que o produto tenha sabor similar de terra.

Por que o nome Maçaix?

A ideia inicial era “Meu Açaí Express” por conta do tempo da colheita que é uma peculiaridade do açaí, e a colheita especial de rápido processamento, fazendo com que passe de fruta a produto congelado em até 12h, garantindo a sua qualidade.

Foi pensado em um nome que não tivesse referência a palavra portuguesa “Meu açaí”. Dessa forma, foi pensado no produto e no som sonoro que representasse a marca, além de ser  pronunciado em qualquer idioma.

Como surgiu a ideia de expandir a empresa para o exterior?

Quando o filho da Anelise Stahl e do Marco Martins foi estudar em Portugal, inaugurou a primeira unidade da empresa em Portugal. Em seguida foram surgindo novas lojas da Maçaix  em Portugal, que foram lançadas com ajuda de  empresários Brasileiros residentes em Lisboa. Ao todo existem quatro lojas da Maçaix em Portugal atualmente.  

Quais são os Produtos da Maçaix além do Açaí?

  • Estação de Alimentação saudável

Essa linha oferece pratos como: Risotos a base de redução de açaí, levando proteínas que não são a base de carne, como coxinha de jaca e hamburguer de grão de bico.

 Todos os produtos podem ter como complemento o açaí na área salgada. Essa linha tem o foco em qualidade de vida, tanto para alimento doce quanto salgado. Em Portugal o produto mais procurado pelos consumidores é a tapioca, a Maçaix também irá inaugurar no Brasil uma unidade totalmente Plant Based, localizada em São José do Rio Preto.

Quais são as variedades distintas de açaí, oferecidas pela Maçaix e qual a diferença entre elas?

O açaí da Amazonia é mais neutro e tem uma cor mais bordô, já o Açaí da Mata Atlântica tem uma coloração com um tom de roxo mais claro e mais aromatizado. Ambos podem ser consumidos com açúcar ou sal por terem um sabor neutro.

Como escolher um açaí de qualidade?

Tudo depende da qualidade da polpa utilizada para fazer o creme do açaí, se o processo demorou cerca de 12h vai trazer diversos benefícios para a saúde, podendo também ser usado para dieta, porque traz a sensação de saciedade a pessoa.

Quando o processo pós-colheita tem um tempo mais longo é necessário a adição de aditivos que melhorem a aparência e sabor do açaí, esses aditivos mudam a cor do açaí, deixando-o em tom de roxo azulado devido aos corantes e aditivos utilizados no processamento.

Quais são os benefícios do consumo do açaí?

A semente do açaí pode ser torrada e moída, se transformando em uma bebida semelhante ao café, oferecendo muitos benefícios para a saudade contra o diabetes por exemplo, além de não conter a cafeína em sua composição. Além disso, pode oferecer outros benefícios como

  • Doenças degenerativas – Prevenção
  • Reforço ao sistema imunológico – fortalecimento
  • Açaí é a fruta com maior quantidade de antioxidantes, combate dessa forma a formação dos radicais livres e consequentemente leva a prevenção de diversas doenças, dentre elas diversos tipos de câncer

Quais são as ações sustentáveis que a empresa adota?

O Maçaix só utiliza vidro nas embalagens de seus produtos vendidos em Portugal, no Brasil não é utilizada nenhuma embalagem plástica, somente papel. Açaí é de alta procedência e colhido com mão de obra justas, com o máximo cuidado com o fruto para garantir a melhor qualidade possível.

Autor: Thayna Bueno, Trainee do IFDrs

Referências:

Disponível em: < Açaí Orgânico | Maçaix (macaix.com) >

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES