SÉRIE IFDrs de Caso Sucesso: empresa Kurumí Alimentos

Entrevista

Mayara Athayde, Gerente de Relacionamento do IFDrs entrevistou Ana Paula Cruz, fundadora da Kurumí.

Ana Paula é formada em farmácia bioquímica com ênfase em alimentos e nutrição pela UNESP de Araraquara, tem experiencia na área de qualidade e de assuntos regulatórios, tem mestrado em bioquímica e doutorado em ciências de alimentos ambos pela UFRJ.

Qual a História da empresa?

Fundada em 2017, com o sonho de transformar o conhecimento acadêmico adquirido em produtos saudáveis que promovessem a saúde do consumidor, com consciência socioambiental e econômica.  É notório a diminuição da ingestão de frutas, legumes e verduras pelas pessoas, com o propósito de ajudá-las a consumir mais, de maneira saudável e prática a Kurumí lançou sua linha de snacks saudáveis. Desde o início o parceiro da Kurumí é a Fruta imperfeita, fornecedores de frutas, verduras e legumes que estão fora do padrão comercial, mas estão em qualidade para consumo e possuem os mesmos valores e objetivos em proporcionar uma alimentação saudável e sustentável

Quais são os Produtos da Kurumí?

  • Frutas

São frutas em formatos de snacks sem adição de açúcar e conservantes. O processo de desidratação proporciona um produto com atividade de água baixa, gerando um produto crocante, garantindo a qualidade e segurança microbiológica do snack, não necessitando assim da adição de conservantes. A desidratadora utilizada pela Kurumí utiliza menos energia e possui um sistema híbrido de gás e energia elétrica. Diferente da maioria dos produtos desidratados encontrado do mercado, que passam por uma desidratação osmótica no qual os pedaços de frutas são submersos em uma solução de açúcar concentrado, proporcionando a saída de água da fruta e a entrada de açúcar, desidratando a fruta e diminuindo a atividade de água, porém aumentando a concentração de açúcar da fruta.

  • Granolas salgadas

Observando a dificuldade das pessoas em consumir saladas a Kurumí lançou a proposta de usar a granola com baixo teor de sódio e com compostos antioxidantes (moléculas de diversas estruturas que possuem a capacidade sequestrar ou impedir que o radical livre atue no organismo, “limpando” assim o excesso de radicais livre, que causam doenças crônico-degenerativas) que estão presentes em maior quantidade em frutas, legumes e verduras

  • Snacks salgados

Desidratado e saborizado a frio, disponíveis nos sabores de quiabo e milho, os temperos são elaborados com baixo teor de sódio, finalizado com azeite extravirgem de gergelim, que possui compostos antioxidante.

  • Mix de sementes e Conservas e vegetais

Em parceria com uma empresa de produção de cogumelo, que descartavam os cogumelos que estariam fora do padrão e as partes como o talo que não seriam usados na produção, foram direcionados para a Kurumí  e são utilizados em seus produtos, como a conserva de vegetais.

Quais certificações a kurumí possui?

Para os snacks de vegetais salgados possuem o selo da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) e os demais possuem o selo da eureciclo, todos os produtos da Kurumí não possuem origem animal, somente origem vegetal.

O que motivou as ações contra o desperdício de alimentos, feito pela Kurumí?

A parte de pesquisa do Doutorado da Ana, ampliou o seu respeito pelas matrizes que fornecem o alimento, fazendo com que ela utilize em seus produtos o máximo possível do todo. Cerca de 30% da produção de alimentos, são descartados no lixo, o que é contraditório uma vez que tem pessoas em estado de fome no país. O processamento de alimentos já ajuda a reduzir o desperdício, pois frutas e legumes são alimentos perecíveis, que quando processados e transformados em snacks, por exemplo, aumentam a sua vida de prateleira e amplia o seu consumo.

Quais são as ações da Kurumí na sustentabilidade de alimentos?

Uso de frutas fora do padrão no processo, compostagem dos alimentos não utilizados na produção de alimentos Kurumí, selo da eureciclo fazendo com que as embalagens sejam reaproveitas, as embalagens intermediarias também são recicladas

Quais são as dicas para pessoas que pensam em empreender?

Ter resiliência é o principal, pois somente o conhecimento técnico não é o suficiente. Além de realizar capacitação em outras áreas, como marketing, finanças que somadas geram um resultado melhor para aplicar suas ideias, com o auxílio de parceiros.

Qual o significados de Kurumí?

Significa criança em tupi-guarani – ser a criança que é um agente transformação e de informação sempre conhecendo e crescendo, transformar hábitos e se reinventar é o símbolo da Kurumí.

Onde encontrar os produtos da Kurumí?

No site da Kurumí e em alguns pontos de Indaiatuba, podendo também encontrados através da Fruta imperfeita, e Gaia Food (São Paulo).

Autor: Thayna Bueno, Trainee do IFDrs

Referências:

Disponível em: < Kurumi Alimentos >

Assista ao Caso de Sucesso completo abaixo:

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES