Programa Global Markets APAS – Fórum GM Brasil

Continuando a série dos Casos de Sucesso de PMES, vamos destacar hoje quatro casos de sucesso que foram grande atração no 1º Fórum Global Markets no Brasil do ano passado:

  • Cacau Foods, de Marília produz produtos para confeitaria
  • Icefruit, de Jundiaí produz polpas de frutas e legumes “in natura” e congelados
  • Frutas e Verduras AP de Bom Repouso -MG produtor e atacadista de FLV (frutas, legumes e verduras)
  • Uvale Frutas Tropicais empresa especializada na produção e distribuição de frutas de alta qualidade com loja no CEAGESP e CEASA RJ.

Renata Manzato da Cacau Foods relatou que a empresa fez investimentos, em especial na parte estrutural, na capacitação dos colaboradores e na movimentação entre outros. A Cacau Foods já concluiu o nível Básico e está agora rumo ao nível Intermediário do Programa. Renata contou que o maior desafio foi sair da “zona de conforto”. Enfrentou resistência dentro da própria equipe e, principalmente de outros departamentos que alegavam: “sempre foi assim e agora a Qualidade decide mudar”. Outro desafio foi com os fornecedores, que desconheciam critérios relacionados com Boas Práticas de Fabricação, e nem sequer conheciam a obrigatoriedade imposta por legislação de implementá-las. Ela relatou também várias vantagens conquistadas: aprimoramento de procedimentos; elaboração de registros, de controles de processo, redução das reclamações e mudança da cultura.

Gisele Arcanjo, da Icefruit, discorreu sobre a importância da empresa conquistar a certificação, uma vez que exporta seus produtos e é responsável por marcas próprias, o que demanda ter um robusto programa de Gestão da Qualidade e da Segurança dos Alimentos. Desde que ingressou no Programa Global Markets APAS em 2017, a Icefruit melhorou a padronização dos processos para garantia da qualidade dos produtos e hoje afirmar ter mais qualidade, produtos mais seguros, além de credibilidade no mercado a nível nacional e internacional.

Tanto Jiliarde Ferreira da Uvale e Tiago Crispim da em Bom Repouso/MG, relataram que aderir ao Programa Global Markets APAS trouxe um ponto muito positivo: a possibilidade de rastrear os produtos desde o campo até à mesa do consumidor, através de QR Code. Jiliarde complementou que hoje a empresa tem consciência de que a responsabilidade da empresa vai bem além de fornecer alimentos para pessoas, tendo de zelar por toda sua qualidade e segurança dos produtos.

“O nosso sonho era ter uma Certificação”, contou Tiago. A empresa ingressou no Programa Global Markets APAS para agregar melhorias, conseguiu a certificação HACCP, e em 2018 já atingiu a certificação GlobalG.A.P., tendo-a renovado em 2019. Ao ser perguntado sobre quais foram as vantagens, Tiago relatou: redução das devoluções, maior número de cleintes, aumento da qualidade dos produtos com adoção das Boas Práticas Agrícolas, melhoria na gestão da cadeia de abastecimentos e do packing house, bem como melhoraram alguns aspectos da sustentabilidade.

Em breve, será publicada entrevistas com os participantes desse painel!

Autor: Relacionamento IRSFD

Foto: Representantes das empresas do Caso de Sucesso.

Português PT English EN Español ES