Programa Global Markets APAS – Evento Rede de Varejo

Essa nova série de posts da ONG IRSFD tem como objetivo prestigiar e mostrar Casos de Sucesso de PMEs da área de alimentos.

Vamos iniciar mostrando hoje três Casos de Sucesso: empresas que conseguiram se destacar como excelentes resultados que apresentaram na implementação do Programa Global Markets APAS.

Esse Programa é fundamental para poder fornecer para grandes redes de supermercados. Esse Programa vem sendo desenvolvido desde 2015 dentro do Comitê de Segurança Alimentar da APAS, que desde seu início contou com participação ativa do IRSFD.

Vamos aos três casos:

  • Ceratti, indústria fundada pelo italiano Giovanni Ceratti em 1932, situada em Vinhedo, interior de São Paulo, produz frios e embutidos premium: mortadela, peito de frango, salames, presunto dentre outros. Em 2017 foi adquirida pela multinacional Hormel Foods, empresa americana referência pelas técnicas de produção e rígido padrão de qualidade.
  • Grupo Matsusako, empresa familiar situada em Ibiúna, fundada em 1960 pelo Sr. Matsusako, que é de origem japonesa. Produz verduras e vegetais frescos hidropônicos, além da linha de vegetais Pronto!, já higienizados e pronto para consumo. A empresa mantém um entreposto no Ceagesp para comercialização. Fornecem para principais redes de supermercado do país bem como pequenas e médias empresas.
  • Panibrasil, empresa familiar situada em São José dos Campos dona das marcas Panidor e Homemade Moments, sendo a primeira para venda para outras empresas (B2B) e a segunda para venda direta ao consumidor final (B2C). Foi fundada em 1994 em Portugal, com nome Panicongelados e lá foi pioneira em produtos de padaria e pastelaria ultracongelados. Em 2008 veio para o Brasil como Panibrasil, produzindo aqui uma grande variedade de pães e produtos de confeitaria. Em Portugal já conseguiu atingir o terceiro estágio do Programa em 2006, que é o de certificação. Optou pela norma IFS Food, e tem Certificação Halal e Gluten Free (para os produtos isentos de glúten).

As três empresas afirmam que a adoção do Programa Global Markets APAS trouxe-lhes uma grande série de vantagens, além da esperada garantia de alimentos seguros para o consumidor:

  • adoção de um sistema robusto de gestão de Segurança de Alimentos
  • alcance de novos mercados
  • controle e redução das não conformidades de fornecimento
  • redução de perdas de produtos mais perecíveis, como vegetais e legumes
  • mais qualidade para os clientes
  • fidelização de clientes por terem um diferencial perceptível, muito demandado pelos consumidores que se preocupam com um bom padrão de qualidade.

Autor: Relacionamento IRSFD

Fontes:
Evento Rede de Varejo

Sites das respectivas empresas

http://www.matsusako.com.br/

http://www.panidor.com.br/

https://ceratti.com.br/

Português PT English EN Español ES