Dia Nacional do Chocolate – Conheça Dona Guiomar, 91 anos: AMOR por Chocolate há 58 anos!!!Limeira – SP.

O IRSFD comemorou o dia Nacional do Chocolate, 28 de outubro, com o Caso de Sucesso da empreendedora Guiomar Borzi, 93 anos, que é formada em Gastronomia e que atua no segmento de chocolates artesanais há cerca de 58 anos.Dona Guiomar tem tanto carinho pelos chocolates que desde que iniciou, não parou mais. Com 91 anos é uma verdadeira inspiração de mulher empreendedora!Juntamente com o seu marido Nelson Borzi, 93 anos, bancário aposentado, continuam empreendo e ajudando a vencer as barreiras da nossa sociedade que muito discrimina o idoso no mercado de trabalho.

Mayara Athayde, Gerente de Relacionamento do IRSFD fez uma entrevista dessa história inspiradora.

Mayara: Como e quando a senhora começou a empreender com chocolates? Guiomar: Eu lecionava teoria musical em Campinas e decidi fazer um curso prático para aprender a elaborar bombons e ovos de páscoa. Eu me lembro que o primeiro produto que eu fiz foram dois ovinhos de chocolate de 50 gramas que eram inseridos em uma cestinha que acompanhava um coelhinho de pelúcia. Gostei tanto que fiz vários cursos posteriormente na área, como o de trufas. E posteriormente, cursei Gastronomia em Águas de São Pedro, o que também contribuiu com as técnicas para elaboração dos chocolates, os recheios e decorações.

Mayara: Como é o processo produtivo dos produtos: bombons e ovos? Guiomar: Para elaborar o chocolate tem-se que conhecer as técnicas. Especialmente a etapa de temperarem para que a cristalização ocorra de forma correta, caso contrário o chocolate fica esbranquiçado, o que hoje é facilitado por máquina temperadeira. Primeiramente derretemos o chocolate nessa máquina. Posteriormente realizamos o choque térmico na própria máquina, apenas mudando a função, sendo que o tempo depende da quantidade de chocolate. Depois inserimos nas forminhas, caso seja apenas ovo de Páscoa. Já se tiver recheio, tem que prepará-lo: colocamos uma camada de chocolate, depois o recheio e novamente o chocolate. Após o término, vem a refrigeração para “secar”, ou seja, endurecer. Aí embalamos em papel chumbo. Se for ovos colocamos a seguir na embalagem plástica com decorações diversas, por exemplo de coelhinhos e armazenamos em um ambiente também refrigerado.

Mayara: Quais são os produtos produzidos? Guiomar: ovos de Páscoa, coelhinho de chocolate, bombons de licor, bombons recheados, trufas, coração de chocolate, cone. O produto inovador foi o ovo de colher, que é elaborado, recheado e decorado. O tipo de chocolate pode ser ao leite, branco ou meio amargo. O tamanho é variável. Para ovos de Páscoa por exemplo, vai de 50 gramas a 5 quilos.

Mayara: Como são realizadas as vendas? Qual o público-alvo?
Guiomar: as vendas são realizadas por encomendas, por telefone ou WhatsApp. Mas sempre temos uma reserva de trufas, bombons para pronta entrega. O período mais forte é o de Páscoa, mas realizamos vendas o ano todo. Atendemos encomenda para as datas comemorativas como o dia das mães, pais, namorados, aniversários, lembrancinhas de eventos como casamentos, dentre outras.

Mayara: Existem cuidados para manter a qualidade e segurança de alimentos dos produtos finais?
Guiomar: Sim, nossa equipe utiliza luva, touca, avental e máscara. Todos passam por um treinamento antes de iniciar as atividades.

Mayara: A senhora tem alguma história marcante de alguma encomenda?
Guiomar: Sim! Tenho muitas. Vou destacar a de uma cliente teve um bebê e encomendou um ovo de 5 kg para colocar dentro dele o bebê recém-nascido para fotografar e também para provar para o irmão que o bebê veio do ovo!!! Reforçamos bem esse ovo e embalamos bem com papel tipo chumbo e alumínio.

Mayara: Qual o contato se alguém quiser encomendar os seus chocolates?
Guiomar: O telefone fixo é (19) 3451-73-76, falar com Guiomar.

Agradecimentos
Obrigada Dona Guiomar pela entrevista por estar no mercado alimentando sorrisos com seus produtos de qualidade, recheados de muito zelo e carinho.
O IRSFD parabeniza a Dona Guiomar e o Senhor Nelson e sua equipe por essa longa história de sucesso. Vocês são um grande exemplo de empreendedorismo e dedicação!

Nota técnica do IRSFD
A temperagem é importante para que a manteiga de cacau do chocolate assuma uma forma cristalina estável. Consiste em derreter e depois fazer o que é popularmente chamado de choque térmico: um resfriamento a uma temperatura adequada para que a cristalização da gordura ocorra de forma correta para garantir o brilho e uma agradável quebra na boca ao ser mordido.
Se só derreter o chocolate para depois deixar esfriar, a cristalização vai ocorrer de outra forma, vai demorar muito para endurecer, não vai fica brilhante e não vai soltar bem da forma e até o sabor será prejudicado.

Autores: Ellen Lopes, Presidente IRSFD.

Mayara Athayde, Gerente de Relacionamento.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES