Vacina de Covid comestível ? Sim, é possível!!! Está na fase 1 da pesquisa.

Seria possível uma vacina em forma de alimento?

Os pesquisadores do Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal estão trabalhando no projeto denominado Agro4COVID em que estão desenvolvendo uma vacina contra a Covid -19 comestível em formato de iogurte líquido ou suco, aditivado por extrato de cenoura geneticamente modificada.

E qual a diferença dessa vacina comparada às tradicionais?

A diferença é o estimulo da imunidade celular, por outro lado as vacinas tradicionais estimulam a produção de anticorpos, por isso recebe o nome de imunidade humoral. A imunidade mediada por células ocorre por várias interações que acarreta na defesa do organismo contra micro-organismos, os quais são fagocitados e produzir uma resposta não apenas associada à produção de anticorpos, mas também à memória das células que são capazes de identificar o agente externo e eliminá-lo.

E como funciona essa vacina?

O pesquisador Marco Oliveira, que faz parte do projeto explicou que eles realizam a transformação genética da célula do meristema da cenoura com plasmídeo de ruminantes contendo genes da proteína spike sars cov 2. Posteriormente é realizado o crescimento dessas células e adição do seu extrato em iogurte líquido ou suco.

O médico neurocirurgião Fernando Gomes, acrescentou que a ideia desse projeto é desenvolver uma espécie de probiótico, em que com o passar do tempo, pode levar a uma resposta celular especialmente no combate ao coronavírus.

Em que fase está a vacina?

Rúben Fernandes, um dos responsáveis do Laboratório de Biotecnologia Médica e Industrial da Instituição, declarou que a vacina está na primeira etapa de testes e de estudos in vitro. Está previsto para logo iniciarem os testes em animais e lançarem a vacina no mercado dentro de seis meses a um ano, o que dependerá de verba arrecadada para o projeto.

Autor: Mayara Athayde, Gerente de Relacionamento do IRSFD.

Fontes:

TEVA, A.; FERNANDEZ, J.C.C.; SILVA, V.L. Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde. V.4. Disponível em: < https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/cap1.pdf>.

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/11/12/cientistas-de-portugal-vacina-covid-comestivel-iogurte.htm
https://www.ipp.pt/noticias/e-se-a-vacina-a-covid-19-fosse-comestivel

Imagem:

Cultura de probióticos em laboratório para potencial vacina contra covid-19 comestível. Divulgação/LaBMI – IPP. Disponível em: < https://www.ipp.pt/noticias/e-se-a-vacina-a-covid-19-fosse-comestivel>

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES