SÉRIE IRSFD – EMPREENDENDO COM VINHO P.01 Por onde começar???

PRODUÇÃO DE VINHO NO BRASIL

O Brasil vem sendo reconhecido pela produção de vinhos com características interessantes e tem ganhado o gosto do consumidor, embora muitos brasileiros ainda desconheçam o brilhante potencial das pequenas vinícolas espalhadas pelo Brasil. De norte a sul, há pequenos produtores que utilizam todo o seu conhecimento histórico, experiência e amor para produzir vinhos privilegiando a boa qualidade podendo alcançar melhor preço, embora alguns ainda coloquem a quantidade em primeiro do plano.

O cuidado, dedicação e contato diário com os vinhedos permite que os pequenos produtores produzam vinhos artesanais, sem substâncias artificiais e muitas vezes orgânico, o que tem chamado cada vezes mais atenção dos consumidores que buscam por produtos mais naturais e únicos.

Rótulos coloridos e belos, nenhuma adição de conservantes e fermentação natural é destaque em pequenas vinícolas. Estas características permitem que o vinho carregue o aroma e sabor típico da região em que é elaborado, enaltecendo as técnicas tradicionais e carregando muitas histórias de família.

Os vinhos contam com personalidade, irreverência e características peculiares, que variam de safra para safra, devido à influência das condições ambientais. Portanto, a cada safra um novo descobrimento de sabores e aromas faz da experiência da degustação uma experiência única.

MAS QUAL O SEGREDO?

Como produzir vinhos incríveis, com qualidade, mas sem uso de conservantes ou de cepas de leveduras selecionadas? Muitos pequenos produtores utilizam de conhecimentos ancestrais e dedicam toda a sua atenção no cultivo das uvas. Desta forma, são colhidas uvas de altíssima qualidade e livre de deteriorantes, propiciando que toda essa qualidade seja transmitida para o vinho.

A coleta é feita de forma manual, o que permite a melhor seleção das uvas e o descarte daquelas de qualidade inferior. Além disto, o uso das leveduras naturalmente presentes na uva, possibilita que a fermentação natural desenvolva aromas e sabores únicos. O blend de uvas também tem sido utilizado, podendo gerar uma infinidade de tipos de vinhos e características sensoriais conforme as variedades de uva utilizadas.

APOIO AOS PEQUENOS PRODUTORES

Em geral há pouco apoio para os produtores de menor porte. Mas há …. Continua no próximo post Série IRSFD – Empreendendo com vinho P.02, fique atento para acompanhar toda a série!

Autor: Luísa Freire, Colunista do IRSFD: Luísa é Engenheira de Alimentos e Doutora em Ciências dos Alimentos. É Pesquisadora Colaboradora da Unicamp com foco em Microbiologia de Processos e Termobacteriologia, Segurança dos Alimentos, Processos Fermentativos com amplo domínio em análises microbiológicas e análises físico-químicas, cromatografia, espectrometria de massas e análise de dados.

Fontes:

Texto:- Araujo, M. V.; Borges, M. C.; Callegaro-de-Menezes, D.; Bruch, K. L. Dinâmica da cadeia de valor do vinho orgânico. Revista Brasileira Vitic. Enol., 2016.- Hayashi Junior, P. Análise dos vinhos orgânicos brasileiros: posicionamento e perspectivas atuais e futuras. 2016.

Sites:- https://www.treasy.com.br/blog/simples-nacional-2020/https://tecnologianocampo.com.br/agricultura-de-precisao/https://www.artwine.com.br/…/wine-style-3-biodinamica…

Foto: Vinhedo de Cultivo Orgânico – Banco de Fotos Luísa Freire.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES