Série IRSFD – Empreendendo com vinho P.02

 Por onde começar?

(Continuação do P.01)

APOIO AOS PEQUENOS PRODUTORES

Embora no geral haja pouco apoio para os produtores de menor porte, há órgãos oficiais, associações e cooperativas que auxiliam na produção das uvas e do vinho. Estas entidades compartilham recursos e infraestrutura para o desenvolvimento de novas tecnologias, realizam transferência de conhecimento e resultados de pesquisas, firmam parcerias para produzir soluções tecnológicas, além de realizarem análises e teste de novos produtos.

Seguem alguns exemplos de entidades que dão esse apoio aos pequenos produtores:

=> Embrapa Semiárido (https://www.embrapa.br/semiarido): situada no Nordeste, atuam juntamente com as universidades e institutos federais da região para apoiarem os produtores locais no desenvolvimento de projetos no campo e na indústria. Estes projetos buscam por variedades que melhor se adaptam às condições climáticas e ao solo da região, bem como práticas agrícolas que devem ser adotadas, visando o aumento da produtividade. Desta forma, os produtores são capazes de obter vinhos típicos e com características únicas da região, denominado terroir, possibilitando a busca por indicações geográficas dos vinhos da região

=> Embrapa Uva e Vinho (https://www.embrapa.br/uva-e-vinho): localizada no Sul do país, têm destaque nas ações com processos rentáveis aliados a sustentabilidade em parceria com diversas instituições, como Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), e cooperativas, como a Cooperativa Central Nova Aliança (Coocenal). Dentre os diversos projetos desenvolvidos, a elaboração e validação das Normas PIUP (Manuais Técnicos da Produção Integrada de Uva para Processamento – Vinho e Suco) permite que os viticultores conheçam as normas técnicas, as listas de verificações nas etapas de produção, no campo e na indústria, o plano de amostragem para realização das análises de qualidade e a legislação que regula o sistema. Desta forma, os produtores tornam-se aptos a solicitar a certificação e o selo PIUP.

=> Epamig (http://www.epamig.br/vitivinicultura-2/): situada no Sul de Minas Gerais, atua no Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura na busca e desenvolvimento de novos polos vitícolas na região, com especial destaque para a criação da técnica da dupla poda da videira, que permite a obtenção de uvas viníferas de alta qualidade na região do sul de Minas. Além disto, também realizam prestação de serviço em que disponibilizam os maquinários necessários para a elaboração dos vinhos. Assim, todo o cuidado tomado no campo pode ser preservado ao elaborar os vinhos em ambientes seguros e que permitam uma manutenção higiênico sanitária, ou seja, livre de contaminantes que possam fazer mal à saúde do consumidor ou ainda de deteriorantes que prejudicarão a qualidade do vinho.

OPÇÃO PELO SIMPLES

Os pequenos produtores podem agora também se enquadrar no Simples Nacional. Mudanças realizadas nesse ano corrente, passaram a permitir que os pequenos produtores de bebidas alcoólicas inscritos no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) possam optar por este regime. O Simples Nacional permite uma redução na carga tributária, além de ser um sistema menos burocratizado, possibilitando assim uma maior competitividade frente às grandes vinícolas.

Quer saber mais sobre o universo vinífero? Acompanhe nossa série sobre vinhos!

Autor: Luísa Freire, Colunista do IRSFD:
Luísa é Engenheira de Alimentos e Doutora em Ciências dos Alimentos. É Pesquisadora Colaboradora da Unicamp com foco em Microbiologia de Processos e Termobacteriologia, Segurança dos Alimentos, Processos Fermentativos com amplo domínio em análises microbiológicas e análises físico-químicas, cromatografia, espectrometria de massas e análise de dados.

Fontes:

Texto:

Freire, L. Ocorrência de Aspergillus e Penicillium e a correlação entre espécies ocratoxigênicas e uvas viníferas da região topical do Brasil. 2016.

Simples Nacional. Disponível em: <https://www.treasy.com.br/blog/simples-nacional-2020/>. Acesso em: out. de 2020.

Imagem: Vinhedo – Banco de Fotos Luísa Freire. 

1 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES