Rumo a produção de carne de frango sustentável: Singapura aprova um produto de carne cultivada em laboratório

Vários pesquisadores e empresas estão estudando o desenvolvimento de carne de laboratório, o que seria essa carne?

A produção de carne in vitro é realizada a partir de células derivadas de animais, com o cultivo em condições controladas, com nutrientes e fontes de energia. A metodologia ocorre por técnicas regenerativas em que células (originárias dos animais) e multiplicam e diferenciam-se em células musculares formando-se novas fibras musculares por fusão, resultando em uma forma de carne em pedaços.

Quais são os benefícios desse produto?

=> Sustentabilidade comparado com a carne tradicional, benefícios ao meio ambiente

=> Bem-estar animal

=> Produção eficiente relacionada com a matéria-prima e monitoramento do processo

=> Prevenção de doenças (como a Vaca Louca e por micro-organismos)

=> Contribuição para a Segurança de Alimentos e Segurança Alimentar

Segundo a FAO até o ano de 2050 a produção de alimentos no mundo necessita aumentar em mais de 30% para acompanhar o crescimento populacional! A produção desse tipo de alimento poderia ser uma alternativa para atingir essa demanda e contribuir pela insegurança alimentar que existe no mundo?

Quais são os desafios desse produto?

=> Tecnológicos de desenvolvimento

=> Aceitação por parte do consumidor

=> Desenvolver características sensoriais atrativas como das carnes, como cor, sabor, textura e odor

=>Regulatórios (esse tipo de alimento ser regulamentado e quais seriam os critérios)

=> Culturais (Por exemplo, na Índia a vaca é sagrada, sendo o consumo de carne proibido)

Dentro desse contexto, nessa quarta-feira a Start-Up Eat Just, situada em São Francisco (Estados unidos) teve a aprovação para vender os seus produtos pela Agência de Alimentos de Singapura sob a forma de ingrediente para nuggets de frango. A empresa descreve seu produto como “ carne real de alta qualidade desenvolvida diretamente de células animais para consumo humano”.

A Agência de Alimentos de Singapura declarou que aprovou o produto mediante a apresentação da Eat Just da avaliação de segurança ao grupo de trabalho de “novos alimentos “da agência, em que os sete membros são especialistas em ciência de alimentos, toxicologia, nutrição, epidemiologia e outras áreas. A agência contempla “carne cultivada ou baseada em células cultivada em condições controladas” em sua definição de novos alimentos, juntamente com algumas espécies de algas, fungos e insetos.

A Diretora do Instituto Good Food da Ásia-Pacífico, organização sem fins lucrativos que promove carne cultivada e substitutos vegetais para produtos animais declarou: “ é a primeira aprovação regulatória do mundo para um produto de carne cultivada”.

Uma pergunta para reflexão, diante das vantagens e desafios enumerados, você acredita que esse marco irá contribuir para maior aceitação desses produtos no futuro e na contribuição no desenvolvimento de alimentos mais sustentáveis?

Autor: Mayara Athayde, Relacionamento IRSFD

Fontes:

Texto:

Sites:

Reportagem sobre o tema. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2020/12/02/business/singapore-lab-meat.html?smid=tw-nytimesscience&smtyp=cur> Acesso em: 02 de dez de 2020.

Produção de carne in vitro: nova realidade da sociedade moderna. Disponível em: < file:///C:/Users/Usuario/Downloads/produccedilatildeo-de-carne-in-vitro.pdf> Acesso em: 02 de dez de 2020.

Foto:

Nuggets de Frango Eat Just. Disponível em: < https://www.bbc.com/news/business-55155741> Acesso em: 02 de dez de 2020.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES