Retrospectiva – 1º Fórum Global Markets no Brasil – 2019 FOOD DEFENSE E PREVENÇÃO DE FRAUDES – Talk Show

O tema vem ganhando importância, e contou com a participação valiosa da Juliani Arimura, da DNV GL; da Pâmela Bernardi, do Carrefour; da Dra. Ellen Lopes, do IRSFD e do moderador Rogério Levorin, representando a APAS.

Juliani iniciou alertando da PREVENÇÃO, enumerando a seguir as definições da GFSI X escopos, e as respectivas ferramentas :

– Segurança de Alimentos: adulteração não intencional/ acidental – HACCP: gestão de perigos e riscos

– Food Defense: adulteração intencional por motivação ideológica – TACCP: gestão de ameaças

– Food Fraud: adulteração intencional por motivação econômica – VACCP: gestão de vulnerabiliadades.

O resultado de pesquisa conduzida pela DNV GL & GFSI em 2019 sobre principais riscos percebidos por responsáveis de Segurança de Alimentos de empresas por todo o mundo foi:
– operacionais: 77%
– inexistência de Cultura de Segurança de Alimentos: 31%
– conformidade com os requisitos estatutários e regulamentares: 28%
– vulnerabilidade de fraude de alimentos: 18%.

Pâmela Bernardi do Carrefour apresentou um overview do Plano de Prevenção de Fraude da sua empresa, que é parte do sistema de qualidade e segurança de alimentos da empresa. Esse Plano tem o objetivo de evitar fraudes, minimizando danos à qualidade, à segurança dos produtos de marca própria, à saúde e satisfação do cliente final, bem como danos à imagem da marca e consequentes perdas financeiras.

A Política de Qualidade do Carrefour exige que os fornecedores de marcas próprias: ausência de OGM e é aceita gordura de palma somente se certificada pela RSPO – Roundtable Do Óleo De Palma Sustentável (veja emhttps://rspo.org/)
Já no recebimento do produto é realizado um controle de qualidade realizando-se testes dos produtos marca própria. Coletas para análises laboratoriais são realizadas no PDV (ponto de venda).

Pâmela citou tipos de fraudes e produtos mais susceptíveis:
– falsificação de atum (controle é feito por classificação de espécie conforme legislação)
– ocultação: não declaração de teor de glúten e de alergênicos
– substituição: adição intencional de um ingrediente, como amido
– não declaração de ingredientes
– diluição

RASTREABILIDADE E CONTROLE DE RESÍDUOS
Para os perecíveis há sistema de rastreabilidade através do QR code e há programa de controle de resíduos (agrotóxicos e antibióticos, onde aplicável) e controle de claims (alegações funcionais ou nutricionais).

O Carrefour faz parte desde 2014 do Programa RAMA – Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) que exige rastreabilidade de FLV (frutas, legumes e verduras) e fomenta as Boas Práticas Agrícolas. Além disso, os fornecedores são auditados para verificação da rastreabilidade e há análise para verificar se os limites de agrotóxicos estão dentro do determinado pela Anvisa.

Pergunta do Moderador:
Qual a medida corretiva é tomada se o Carrefour identifica algum produto com fraude?

Resposta da Pâmela: deve ser feita a segregação e retirada dos lotes comprometidos, o fornecedor deve ser suspenso até que a causa do ocorrido seja identificada e bloqueada. Explicou também que com os programas de prevenção de fraude, os alimentos têm estado bastante bem controlados e seguros e fraudes não têm sido observadas.

1º FÓRUM SOBRE GLOBAL MARKETS NO BRASIL
Para quem não esteve presente, o 1º Fórum sobre Global Markets no Brasil foi um sucesso realizado no fim de 2019: mais de 200 participantes de todo o Brasil e 339 on line, além de ter sido o 1º evento da área a contar com tradução em libras.

Autor: Comunicação IRSFD

Português PT English EN Español ES