MeaTech desenvolve carne cultivada com tecnologia de impressão 3D integrada

A empresa israelense MeaTech 3D desenvolveu um processo de produção industrial de carne cultivada com tecnologia de  impressão 3D integrada.

Como é realizado o desenvolvimento dessa carne cultivada?

Primeiramente é realizado o isolamento de células-tronco bovinas de amostras de tecidos, depois são multiplicadas até alcançar massa celular suficiente. Essas células são formuladas em bio-tintas compatíveis com a bioimpressora 3D da MeaTech. O produto impresso é incubado para maturar e as células-tronco impressas são diferenciadas em células de gordura e musculares que se desenvolveram em tecido adiposo e muscular, respectivamente, formando o bife MeaTech com peso líquido em torno de 110g.

O bife MeaTech já é comercializado?

Ainda não, está em fase de desenvolvimento e testes. Além disso, não é comercializado, pois ainda não tem a aprovação da parte regulatória para a venda desses produtos.

O produto será mais caro para o consumidor?

A empresa MeaTech 3D pretende produzir carne cultivada com o mesmo preço da carne convencional, pois a impressão 3D possibilita que as empresas criem produtos mais sofisticados e de contes inteiros o que auxilia nas características de textura, sabor e a sensação similares da carne convencional.

Quais seriam as vantagens dessa carne em relação as carnes convencionais?

As vantagens seriam para o bem-estar animal, pois dispensa o abate de rebanhos. Além de contribuir para a sustentabilidade, pois terá a redução de emissão dos gases estufa, como o gás carbônico.

Seria uma fonte de proteína alternativa visando suprir a demanda do crescimento populacional global, que segundo a FAO em 2050 será de 9 milhões de indivíduos, e a produção alimentar não acompanhará esse crescimento, com destaque para proteínas que tem uma expectativa de demanda de 73% nas próximas três décadas (FAO, 2011).

Fontes:

FAO, World Livestock. Livestock in Food Security. Rome: FAO, 2011.

Site:

Imagens e tecnologia disponíveis em:

<https://meatech3d.com/>Acesso em jan. 2022.

Autor: Mayara Athayde, Gerente de Relacionamento do IRSFD.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES