IRSFD – Dia Mundial do Café – Categorias de Café

O café é uma bebida apreciada não só no Brasil como no mundo. O consumo em 2020 no nosso país foi cerca de  826 xícaras, em torno de duas xícaras por dia conforme a Euromonitor Internacional,  o equivalente ao consumo per capita de 4,79kg de café torrado por habitante por ano.

Os cafés podem ser classificados nas seguintes categorias:

Café gourmet: empregado grãos de café arábica de alta qualidade., diferenciado, com mínimo defeitos. Um exemplo de selo que classifica esse tipo de café, além de outros 3 tipos é do Programa de Qualidade do Café, da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, em que a qualidade do produto final possui uma metodologia de análise sensorial e classifica os cafés em 4 categorias: Gourmet, Superior, Tradicional e Extraforte. Além disso, a empresa é auditada em relação às boas práticas de fabricação do processo de industrialização completo.

Café de origem certificada: estão interligados com às regiões de origem dos plantios, já que certos atributos da qualidade do produto ocorrem em virtude da região onde a planta é cultivada.

Café orgânico: segue as regras de produção orgânica, com cultivo utilizando fertilizantes orgânicos e o controle de pragas é realizado por meio de controle biológico. Para ser certificado como tal, é necessário ser monitorado por uma agência certificadora credenciada.

Café fair trade: consumo é maior em países desenvolvidos, em que existem consumidores que consideram as condições sociais e ambientais do cultivo do café. A produção é realizada por pequenos produtores e/ou sistemas de produção sombreados, tem monitoramento, com altos padrões de qualidade e o consumidor aceita pagar a mais por esses produtos.

E o que seria café especial?

Segundo a Metodologia de Avaliação Sensorial  da Specialty Coffee Association -SCA é o café que tem pontuação mínima de 80 pontos em uma escala de até 100 em que são considerados as seguintes características: fragrância/aroma, uniformidade ( representação de 1 xícara de 20% do lote analisado), ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização, harmonia e conceito final.

Referências:

Sites:

https://www.graogourmet.com/o-que-e-cafe-especial/
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-as-categorias-de-certificacao-do-cafe,611b9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD

Autor: Mayara Athayde, Gerente de Relacionamento do IRSFD

#IRSFD #DiaNacionalCafé #Gourmet #Especial #Selos #Qualidade

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES