Rotulagem de alimentos com “inteligência climática”

No Brasil foram aprovadas algumas mudanças na rotulagem de alimentos visando a saudabilidade, o que é excelente, mas e sobre rotulagem da sustentabilidade, ninguém fala nada?

Seria essa uma tendência do futuro? Ou já é uma realidade?

É tendência e realidade. Em alguns países, o impacto ambiental da pegada de carbono já é declarado nos rótulos de vários alimentos.

Para quem ainda não sabe: o que é pegada de carbono?

Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é a quantidade total de emissões de gases de efeito estufa que são emitidos direta ou indiretamente por um produto, em todo o seu ciclo de vida, envolvendo desde a extração da matéria-prima até o descarte final.

A aceitação da declaração da pegada de carbono pelo consumidor foi objeto de pesquisa feita pela certificadora de pegada de carbono Carbon Trust, do Reino Unido, que evidenciou que dois terços dos consumidores na França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos são favoráveis a sua declaração. Vale porém dizer que essas são ações voluntárias, posto que nenhum governo ainda estabeleceu rotulagem sobre sustentabilidade como uma exigência legal.

A seguir relatamos alguns exemplos.

A empresa produtora de substituto de carne marca Quorn do Reino Unido lançou rótulos sustentáveis, declarando a pegada de carbono já para 60% do total de seus produtos  em 2020.

No mesmo contexto, Rebecca Marmot, CSO (Chief scientific officer) da Unilver, em Londres,anunciou em junho de 2020 ter um plano para comunicar a pegada de carbono em seus produtos e informou que sua empresa está se concentrando na coleta de dados para declarar nos rótulos em um futuro próximo.

Para apoiar as empresas nesse tipo de iniciativa, a startup Carbon Cloud da Suécia desenvolveu uma plataforma web que quantifica a pegada de carbono dos alimentos. Para isso, o produtor precisa fornecer alguns dados como ingredientes, consumo de energia, resíduos gerados e dados sobre a logística dos produtos. Além de ter a informação para declarar no rótulo, a empresa tem também a possibilidade de avaliar como o impacto climático de trocas de fornecedor ou do emprego de energia renovável.

Uma empresa que emprega essa plataforma é a Oatly, empresa de alimentos veganos da Suécia, que produz bebidas à base de aveia. A Nude é uma empresa brasileira que também emprega essa plataforma. Produz bebida de aveia orgânica e já declara no rótula a pegada de carbono.

A empresa de alimentos Felix, da Suécia, foi além e decidiu declarar a “pegada climática” em formato de selo associado a uma escala, para melhor compreensão do consumidor. Essa escala contempla a pegada climática com base em equivalentes de dióxido de carbono (CO2) de todos seus componentes, por kg e por porção, dependendo de como o alimento será consumido. De acordo com a faixa de pegada climática, se mais baixa ou mais alta, o selo assume a cor correspondente da escala – ver ilustração acima. A empresa Felix realizou ainda em outubro de 2020 uma ação para conscientização do consumo sustentável, com uma proposta inédita de correlacionar o preço dos alimentos conforme a sua pegada de carbono: quanto maior a pegada, maior o preço.

Como o leitor pode perceber, a demanda por pegada de carbono vem crescendo, especialmente para as empresas que têm a sustentabilidade aliada a seus princípios.

E no futuro próximo, será que essa declaração climática será parte obrigatória contemplada na resolução para rotulagem de alimentos? Essa declaração irá de fato contribuir para um consumo consciente? O que você acha? Que tal contribuir com sua opinião?

Autor: Mayara Athayde, Relacionamento IRSFD

Fontes:

Texto:

Escala climática e informações da empresa Felix. Disponível em: <https://www.felix.se/hallbarhet/klimatavtryck/> Acesso em: Dez de 2020.

Informações da empresa Nude. Disponível em: < https://heynude.com.br/> Acesso em: Dez de 2020.

Pegada de carbono. Disponível em: <https://www.abntonline.com.br/sustentabilidade/Pegada/> Acesso em: Dez de 2020.

Imagem:

Escala climática adaptada de <https://www.felix.se/hallbarhet/klimatavtryck/> Acesso em: Dez de 2020.

Produtos da Nudes. Disponível em: < https://heynude.com.br/> Acesso em: Dez de 2020.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Português PT English EN Español ES