Alerta da ONU + Minha sugestão do que você pode fazer!!!

Emissões devem ser cortadas com URGÊNCIA, afirma o Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterrez.
FONTE REUTERS:
“O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, alertou que a “bomba-relógio climática está ativada”, e pediu aos países ricos nesta segunda-feira que reduzam as emissões mais rapidamente, depois que uma nova avaliação feita por cientistas concluiu que há pouco tempo a perder no combate às mudanças climáticas.

“A taxa de aumento de temperatura no último meio século é a mais alta em 2.000 anos”, disse ele. “As concentrações de dióxido de carbono estão no nível mais alto em pelo menos 2 milhões de anos. A bomba-relógio climática está ativada”.
Nota minha: a URGÊNCIA É URGENTÍSSIMA! É “para ontem”, o que embora óbvio, parece não tocar grande parte das pessoas, que não entenderam a gravidade do que estamos vivendo…e que não têm consciência do que isso representa para seus filhos e netos…isso me angustia desde quando comecei a me interessar ao ler sobre efeito estufa na época da faculdade…cursei um MBA em Gestão de Desenvolvimento Sustentável – resultado: fiquei mais angustiada por ver que pouco fazemos por estarmos imersos numa cultura consumista de busca de lucro numa quase “vale tudo”…claro que há muitos se esforçando para ajudar… há um secretário da ONU se esgoelando mas com poucos repercutindo seu alerta…

MEUS COMENTÁRIOS
Eu acrescento: já está a explodir…vide o que houve no litoral norte…e em tantos outros locais. Não, não é São Pedro o culpado…sabemos muito bem e não de agora, que os extremos climáticos estão se intensificando em número e amplitude. E que isso vai aumentar muito, muito mais…

Mas muita gente acha que cabe o “outro” resolver (seu vizinho, seus concidadãos, os políticos – como se a gente não fosse responsável por quem escolhemos para ser político…). Muita gente acha que quem deve resolver é o famoso “ELES”… ouço muitas vezes afirmações de que como somos mais pobres, temos o direito de desmatar, poluir etc etc pois “os ricos” desmataram! Sim os ricos em geral poluem mais, mas não é só “eles”- note que “em geral” o Brasil não é rico – se considerarmos a medida mais usual de PIB/GDP, somos o 12o no ranking do World Bank (dado 2021), MAS somos o 7o ou até o 4o poluidor mundial dependendo da fonte! e forma de cálculo!!!

QUEM DEVE CUIDAR ?
Se você pensa que são “ELES” que devem cuidar de reverter essa encrenca, e que um dos problemas desse multifacetado e e complexo problema é o desmatamento, por acaso já se deu conta de que quando “eles” desmataram, muito disso ocorreu foi no século 19 e meados do século 20, pouco se sabia sobre efeito de gases feito estufa na TROPOSFERA, e que seu aumento ocasionaria todo o impacto no clima que estamos presenciando.

Portanto responda você: devemos apontar o dedo para terceiros OU devemos todos, seja no nível político, coletivo e individual fazermos nossa parte? E isso não é só cuidar de seu lixinho mas SE INTERESSAR, SE INFORMAR, ESTUDAR E TRABALHAR COLABORATIVAMENTE pró sustentabilidade.

Para não agir dessa forma que eu critico acima, e não falar dos outros sem procurar fazer minha parte, há 8 anos atrás eu e alguns colegas fundamos e doamos nosso tempo (por vezes mais do que só tempo) para a ONG que fundamos: o IFDrs – Instituto Food Design de Responsabilidade Social (www.irsfd.org) – seu objetivo é procurar influenciar a apoiar a mentalidade e ações sustentáveis e socialmente responsáveis. Sabemos que nosso impacto ainda é pequeno, mas queremos e sabemos que com sua ajuda podemos impactar muito mais.

Quer se juntar a nós? Contate a Mayara, Gerente de Relacionamento do IFDrs:
email: mayara.athayde@irsfd.org
whatsapp: +55 11 95054 4670.

Ou se preferir me contate no ellen.lopes@irsfd.org

🙏🏻🙏🏽🙏🏿Espero que o algoritmo do LinkedIn ajude a divulgar esse post….

Autor: Ellen Lopes, Presidente IFDr

#Sustentabilidade#DesenvolvimentoSustentável#ifdrs